Janaina Vieira - Escritora 15/12/2010Livro 5Neste volume, temos também a história de Isabel, filha de Filipe IV e rainha da Inglaterra há alguns anos. Embora seja rainha, Isabel é muito infeliz porque seu marido, Eduardo II, é homossexual, detalhe conhecido em toda a Europa. Isabel se sente mal amada e humilhada. Por esta razão, inclusive, foi uma das responsáveis pela revelação do adultério de suas cunhadas cerca de 2 anos antes. Unindo-se a seu primo, Roberto d'Artois, que sempre odiou a condessa Mafalda — mãe de duas das princesas adúlteras e tia de Margarida — devido a questões de terras, Isabel é uma das causadoras dos problemas que enfrenta a coroa da França. Mas na condição de rainha, ainda que infeliz, ela não podia admitir que suas cunhadas, casadas com seus irmãos, os traíssem do modo como fizeram, deixando de valorizar algo que ela sempre desejara e nunca havia conhecido: ser amada de verdade.
No entanto, por ironia do destino, ela se apaixona irremediavelmente por Rogerio Mortimer, um dos nobres da corte inglesa e inicia com ele um romance secreto e tórrido, que depois de algum tempo é descoberto pelos dois reinos. Mas seu marido, o rei Eduardo, não quer tornar-se motivo de chacota e tenta de todas as formas possíveis acabar com aquele romance escandaloso. Por outro lado, Mortimer é barão de Wigmore e pertence a uma das mais antigas famílias do reino. Ele é muito respeitado e eles enxergam a possibilidade de afastar Eduardo do trono, colocando o filho mais velho em seu lugar e Isabel como regente.
Para reunir forças, Mortimer e Isabel vão para a França, onde o trono está ocupado por seu irmão mais novo, Carlos VI, que herdou o trono após o reinado de apenas cinco anos de Filipe V.
Depois de algum tempo, quando eles retornam à Inglaterra, o rei Eduardo é preso e Isabel tem a chance de realizar seus planos, mas ela e Mortimer também tinham muitos inimigos e tudo vai por água abaixo. Eduardo II morre na prisão e seu filho mais velho sobre ao trono, tornando-se Eduardo III. Logo depois, Eduardo se casa com Filipa de Hainaut, decidido a ter uma família normal e feliz, diferente do que sempre vivenciou com seus próprios pais.
Porém, devido ao fato de ser tão filho da França como da Inglaterra, Eduardo III torna-se mais uma ameaça ao reino francês, uma vez que decide reivindicar o trono da França logo após a morte de Carlos VI, seu primo. Assim teve início a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra.