Gramatura Alta 09/05/2017
Os Invencíveis são um grupo de cinco garotos: Eugênio, ou Gênio, o líder do grupo; Marco, ou Goma, um viciado em chicletes; Isadora, ou Isa, a mandona; Jonas, o esportista; e Sofia, irmã de Goma. Eles vivem aventuras na cidade do Rio de Janeiro, sempre com muitos mistérios para desvendar, pistas para seguir, perseguições a ladrões e muitos outros perigos. Eu não conhecia os personagens criados pela autora Ana Cristina Massa, e conheci por acaso, quando navegava pela lojinha da editora Biruta. Confesso que fiquei apaixonado pelos cinco e pela narrativa ágil, que mistura ação com informações da história do Brasil, além de locais turísticos da cidade.
O SEGREDO DO COLECIONADOR é o terceiro volume de Os Invencíveis, e comprei achando que era o primeiro. Sim, sou uma anta distraída. Agora, sem qualquer dúvida, pretendo comprar os dois primeiros, e os seguintes a este. A narrativa da autora lembra muito, demais, os livros antigos da coleção Vagalume. Talvez por isso, bateu aquele saudosismo da época da infância. Mas as aventuras são vividas nos dias de hoje, com toda a nossa tecnologia, maneirismos, gírias, etc.
Os cinco personagens conversam entre si, ou seja, eles combinam, se completam, e cada um tem uma função bem definida na história. Além disso, existem algumas tramas pessoais paralelas à principal, onde o leitor pode conhecer um pouco mais da intimidade, da família, dos problemas de cada um dos garotos. Isso é importante para causar uma ligação de importância, ou seja, o leitor passa a se identificar com eles e a se importar com seus destinos, principalmente nos momentos perigosos.
Voltando à narrativa, exatamente por ser bem ágil, é curta, pouco descritiva, mas sem perder o controle de espaço. Isso é importante para que o leitor consiga visualizar o que está acontecendo. E as partes históricas, quando é inserido um pouco de informação acadêmica, é bastante orgânica, faz sentido, e se liga diretamente ao que está acontecendo. Não entenderam o que estou dizendo? Por exemplo, em determinado momento, Gênio procura o tio, que é versado em determinado assunto. O garoto mostra para o adulto uma determinada peça, e o homem explica para ele um pouco da história desse objeto. Com essa informação, o personagem consegue prosseguir com a solução do mistério, e o leitor fica com um pouco mais de conhecimento histórico. Ou seja, é uma forma inteligente e emocionante de educar.
Fora tudo isso, confesso que em vários momentos me diverti com o que os cinco aprontavam para conseguirem resolver o mistério, e devo destacar uma parte que me fez rir muito, quando eles enfrentam o vilão dentro de uma fonte de água do Jardim Botânico.
OS INVENCÍVEIS é uma série nacional nova para mim, mas que existe desde 2004, com vários volumes lançados, de grande qualidade, de fácil leitura, escrita de forma inteligente, criativa, pouquíssimo divulgada, que, embora seja direcionada ao público infanto-juvenil, recomendo ao leitor de todas as idades. Isso porque ela faz algo que vários livros de outras autoras, que abusam das gírias e de enredo rasos, não conseguem: divertir ao mesmo tempo que educa.
E agora só me resta esperar virar o cartão de crédito para comprar os outros volumes :P
site: http://www.gettub.com.br/2017/05/o-segredo-do-colecionador.html