Bambi (eBook)

Bambi (eBook) Felix Salten




Resenhas - Bambi


133 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Maria.Batagin 07/09/2022

Lido mais um clássico
Lido mais um clássico infantil onde está no desafio da Horry .
Lembrava da história somente com base nos desenhos da Disney porém o livro vai além do que é passado no filme.
comentários(0)comente



Junior.Archanjo 24/08/2022

Uma fábula morna
É uma história interessante mas que em mim não despertou emoções ou reflexões muito profundas. Talvez pela diferença da cultura e época do livro para a que conheço e vivencio.

Apesar disso ainda tem momentos e situações muito interessantes, que trazem o luto (com as duas últimas folhas de um galho, achei genial), o envelhecimento, a soberania de um Ser Maior e a igualdade enquanto seres na natureza
comentários(0)comente



Lili.Baillarge 20/08/2022

Bambi: A Terceira Mão
Publicado pela primeira vez 1923, Bambi já era um sucesso quando a Disney apresenta ao mundo sua adaptação em 1942, pouco depois, em 1945, viria a falecer em Zurique na Suíça, o austro-húngaro, Siegmund Salzman, seu criador sob o pseudônimo Felix Salten. Nesse romance de formação tão peculiar acompanhamos os relacionamentos de família, amizade e amor, as perdas e o amadurecimento do corço mais famoso do mundo, ainda que nas telinhas tenha sido representado como um veado-americano, como um alerta a caça predatória.
É uma escolha de ponto de vista muito bem acertada, com voz dada aos animais e até mesmo atribuindo individualidade de “consciência” a cada folha no belíssimo capítulo nove, Salten cria um cenário que trata de outros aspectos das vidas na floresta: competição, predação, hábitos, as estações, mas destaca a interferência antrópica no cotidiano animal. O homem em Bambi é entendido pela maioria dos personagens como ele por muitas vezes acha que é: um ser distinto, separado das outras coisas, dominante sobre tudo aquilo que não é ele.
Se fala do homem como parte de um folclore assombroso, uma divindade maligna, utilizando letras maiúsculas para se referir a ele. Mesmo quando em grupo é mencionado por vezes como uma individualidade, uma entidade, "Estamos cercados [...] Ele está em todos os lados”. Dito feito de fogo, dito ter uma terceira mão, capaz de produzir trovões, extremamente perigoso, um ser que só deixa de opção a fuga desesperada, a personificação do inferno que alarma todos com o seu odor particular, antinatural que não faz parte dos dias felizes da floresta.
É ele o único animal que não entende os outros e que não é entendido, o corço é amigo do coelho, do esquilo, da coruja, ele fala com o gafanhoto, com a borboleta, com os pássaros, o homem não entende como gritou o pescoço perfurado daquele corpo inerte no meio da neve, nem aos seus iguais, em uma cena que se revela tão susceptível como qualquer outra vida que Bambi tinha conhecido. Dentro do buraco não havia fogo, era o mesmo vermelho que vívido que a acreditada terceira mão que era só um acessório exclusivo para matar havia feito transbordar de amigos, da mãe.
Apesar de não gostar do protagonista, é esse o único elemento que não me permite colocar Bambi entre os favoritos. É um excelente livro para iniciar um pensamento sobre conservação para jovens leitores, funciona para quem quer reviver essa história e até mesmo para uma jovem adulta mais ou menos amarga que começa a encontrar dificuldades de conexão com personagens mais jovens, mas encontra uma narrativa com momentos de tensão muito bem feitos, descrições bastante estimulantes e nada cansativas, algumas surpresas no enredo, e que foi uma ótima leitura, ainda que não predomine, por motivos óbvios, a intensidade sentimental que tanto gosto.
comentários(0)comente



Geane.Gouvea 24/07/2022

E quando vi a postagem tão linda da @magadaspaginas despertou por aqui,
a vontade de ler! ??

Essa obra "Bambi", vai te remeter aos clássicos da Disney, das fitas VHS. Hoje, certamente se você assistir, pode ser que venha a achar chato, e com uma trilha sonora nada atraente, em que temos nos desenhos mais atuais.

Mas.. Clássico é clássico!
E amei a leitura!
Imaginar os cenários, as descobertas, amizades, perigos, tudo descrito numa riqueza de detalhes.

?? Curiosidade do livro:

Nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, em 1935, Bambi e outros livros de Salten entraram na lista nazista dos ?escritos prejudiciais e indesejáveis? (assim como Kafka e outros nomes importantes da literatura) e, em 1938, foge com sua mulher, a atriz Ottillie Metlz, para viver com a filha em Zurique, Suíça, onde falece em 1945, aos 76 anos.

?? Curiosidade do filme:

A produção de Bambi teve início em 1936, com o objetivo de ser o 2º longa-metragem de animação lançado pela Walt Disney Pictures. Mas o preciocismo de Walt Disney e a busca por um maior realismo na animação fizeram com que Bambi levasse muito mais tempo do que o planejado até ser concluído.

E aí.. já leu/assistiu?
comentários(0)comente



ekatherinah 22/07/2022

aos preocupados com a cena da mãe do Bambi: achei menos dramático do que essa cena no filme (ou talvez eu só tenha crescido, mas acho que não porque com Rei Leão eu ainda fico destroçada).

ah, aqueles livros que te dificultam a fazer uma resenha... Bambi é aquele tipo que você come, digere e absorve sem falar muito dele.

o uso da fábula como recurso aqui foi temperado com uma menor presença do copia emoções e perspectivas humanas e cola numa roupagem de animais ? marca registrada do gênero. Salten deixou muito mais do Animal do que do Humano e isso para mim tirou um pouco do tom infantil que a história poderia ter.

é bem descritivo em algumas partes o que me incomodou um pouco, mas por questão de gosto. A linguagem é tranquila com algumas expressões antigas (como o 'troca-tintas'), mas sem exageros.

apesar de ser curto acho que vale muito a pena ler devagar, com calma, sentindo as mudanças de estação da história. Tenho bastante vontade de reler quando estiver mais velha, porque sinto que é aquele tipo em que a cada faixa etária que o leitor estiver vai absorver alguma coisa diferente, mas sem perder o que já conquistou, sempre olhando com certa nostalgia os sabores e dores de períodos da vida anteriores.

escorreram muitas lágrimas minhas com Bambi. Não é um livro alegre e feliz, mas também não é só triste. É um livro sobre a vida e sobre viver.
comentários(0)comente



Babis Schuina 17/07/2022

Melancólico e Belo
Ao mesmo tempo que a história tem uma beleza quase hipnótica, a alegria da descoberta e a docilidade da juventude, consegue trazer de maneira crua a vida na floresta, o ciclo da vida acontecendo, os fins tristes e as verdades sombrias.
É lindo acompanhar a trajetória de Bambi, a forma como a todo momento somos lembrados que viver pode ser solitário e melancólico as vezes, mas viver é belo, é magnífico.
O capítulo 9 é provavelmente uma das minhas coisas favoritas que já li até hoje, e é um capítulo curto sobre 2 folhas, que me deixou muito emotiva.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



Yuririn 13/07/2022

this book was pretty, the animals somehow felt pure and even though it's a short story the plot was interesting, I liked the circularity of the narrative and the end was emotional. I listened to the audiobook of it and it was really well made the sounds of the forest and living beings were good too. The story looked a bit jumped sometimes but i enjoyed the book nevertheless.
comentários(0)comente



Vini 23/06/2022

Bambi
Bambi é uma história cativante sobre a vida na floresta. Uma fábula sobre a fragilidade das espécies, seus anseios e medos.
Brilhantemente escrito, acompanhamos a passagem do tempo de forma sutil, presenciando todas as etapas da vida de Bambi.
comentários(0)comente



emlindh 12/06/2022

Bambi, vale mil vezes a leitura
Nossa, simplesmente de tirar o fôlego. Bambi é escrito com uma delicadeza, ao mesmo tempo doce e cruel, que é necessário parar a leitura pra absorver as palavras.
A leitura em si é fácil e dinâmica, mas o peso da história e a carga das palavras levam tempo para serem digeridas. É o tipo de livro que quanto mais vezes você lê mais entende.
De forma alguma pensem que é uma história infantil só por ter animais falantes, e o filme da Disney não chega na metade da beleza dessa história.
Foi uma escolha de leitura sem nenhuma expectativa e agora é um dos meus favoritos pra vida.
comentários(0)comente



Gabriela.Steindorf 04/05/2022

Doce e cruel
Que leitura gostosa! Leve, boa pra momentos turbulentos, mas bonita. Não acho que existe um ser humano que não conheça a história de Bambi. O filhote de corça que tem a mãe morta por um caçador e precisa aprender a seguir em frente com a ajuda dos amigos...

Esse livro traz a história original e completa desse conto. Detalhes de uma vida inteira vivida na floresta. Um ciclo inteiro, que dá voltas. É muito bonito de ler as descrições dos animais, das árvores, da campina, pela percepção de um filhote em crescimento. A descoberta de relações, do respeito e da coragem. O amadurecimento.

Claro que temos o lado cruel da caça muito mais detalhado do que no conto. Os homens mais que sempre rondam a floresta e que tiram a vida de vários personagens. A descrição de um ser humano por um animal me pegou profundamente. A maldade, a anatomia, o cheiro, tão peculiares e desconhecidos.

Enfim, Bambi é uma jornada. Difícil e graciosa ao mesmo tempo. Pra quem já leu Pax, com certeza vai gostar desse.
comentários(0)comente



Nah 24/04/2022

Não é um livro apenas para crianças
Sabe aquele livro que parece ser bobo, mas não é? Bambi não se resume a um conto infantil!
O olhar inocente e a curiosidade da juventude se mesclam ao crescimento e aprendizado.
O ciclo da vida segue, a sobrevivência não se torna fácil.
Acompanhar a história de Bambi nos remete o olhar para nós mesmo e para o mundo.
Em muitos momentos você irá se enxergar e refletir, é uma leitura que surpreendeu.
comentários(0)comente



Tangerina do Yoon 19/04/2022

Livro favoritado!!!
Ah como eu gostei dessa leitura, eu comecei com o único propósito de ter algo pra ler a noite pra minha filha antes dela dormir, não tinha tanta expectativa de que seria uma boa história...sobre a animação nem me recordo muito quando assisti na infância mas aí... aí veio a minha surpresa, a cada noite q ia lendo pra ela eu me via gostando e ansiando saber o que estava por vir.
Gostei imensamente, finalizo essa leitura hoje com muita felicidade no coração pois essa história é algo muito cativante e envolvente e também nos deixa a pensar em todos aqueles seres vivendo suas vidas horas tranquila e outras horas tentando sobreviver. Se parece tbm com nossas vidas se pararmos pra pensar, termino essa leitura emocionada e satisfeita coko leitora por essa obra tão maravilhosa!!!
comentários(0)comente



Lelê 17/04/2022

Uma linda fábula sobre a vida
Essa fábula encantadora de Saltem mostra sem meandros a crueza da vida na floresta, em analogia a nossa vida em comunidade. Em que existe, a lei do mais forte, a vaidade, a cobiça e o poder, a ignorância e a competição, mas também há muita esperança, amizade e amor. E juntamente com carismático Bambi, somos guiados nessa floresta moderna em que vivemos, para entendermos que somos simples elementos numa cadeia infinitamente maior.
comentários(0)comente



Kai 10/04/2022

Depois de ter passado meses lendo livros onde os protagonistas não eram cativantes, fui capaz de amar esse livro ainda mais.
Comecei a ler por ser curtinho e pensei que seria fácil e gostoso, e não estava errada.
Tanto Bambi nome, quanto Bambi título me deixaram imersa em uma história ecológica contra a maldade do ser humano, tratado como ?Ele?, no ambiente da floresta. O que chega a ser discutido em cima é que o humano teria ?três mãos?, sendo uma delas a arma de caça, e provavelmente a maior crítica do livro.
A história acompanha Bambi desde que nasce até se tornar um velho e eu nunca vi uma passagem de tempo tão sutíl na minha vida de leitora, ele não avisa que Bambi está crescendo, ele mostra na prática isso acontecer.
No começo um Bambi assustadinho conhecendo o mundo, ele fazendo amigos, tendo medo dos mais velhos de sua espécie, conhecendo e fugindo do terror humano, passando por verões e invernos, e aquilo que todos sabem... Perdendo a mãe na ?adolescência?.
Ele é um fofo desde que nasce, sempre respeitoso, curioso, o príncipe que ele realmente é, ele é um animal bom, e os humanos destroem muito do que ele tem, iniciando com amigos, familiares, e evoluindo para sua casa.
O triste mesmo é acompanhar aquele Bambi feliz na infância que faz dezenas de perguntas e amigos, se tornar um Bambi sozinho e sério quando chega a idade. O jeito que arrumam para sobreviver, é um ciclo, e ele, no fim da vida, é triste.
Mas esse livro é sensacional, tem uma escrita bem fácil para um livro clássico dos anos 20. É bem visível que a tradução da Wish é muito bem pensada e suave. Recomendo para todo os tipos de leitores e não leitores, quem sabe para começar a ler clássicos, para ler para crianças, para sair de uma ressaca literária e até para trabalhar em cima do meio ambiente. Eu amei.
comentários(0)comente



Livia.Vitonis 01/04/2022

Parece para crianças, mas não é
O livro nos traz uma reflexão profunda sobre a vida, o passar do tempo e a morte através do ponto de vista dos animais. Ele também aborda o quanto os seres humanos vivem e agem como se fossem os seres soberanos e donos do mundo, quando na verdade são tão frágeis e indefesos quanto aqueles que eles caçam e matam por prazer. Uma leitura que vale à pena ser lida e absurdamente atual, mesmo quase 100 anos após seu lançamento.
comentários(0)comente



133 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR