Neyara 31/03/2012Prelúdio para a Morte - Val McDermidSegundo lendas locais, o marujo Fletcher Christian teria voltado para Lake Districk, depois de ter forjado um massacre na lha Pitcairn, local que serviu de refúgio depois de ter liderado o motim no Bounty. O massacre foi a desculpa perfeita para Fletcher conseguir voltar a sua terra natal e relatar ao seu velho amigo poeta William Wordsworth, o que de fato tinha acontecido. O tal relato virou um grande poema épico, porém o tal manuscrito nunca foi encontrado.
Duzentos anos depois, um corpo foi encontrado no pântano em Lake District, o que despertou o interesse local, devido as tatuagens semelhantes aos Mares do Sul, o que poderia ser uma prova de que a lenda era verdadeira. Jane Greshan, também nascida em Lake District, é uma acadêmica especialista na obra de Wordsworth, e está disposta a descobrir se o tal manuscrito de fato existe.
River é a legista que está fazendo a autopsia do "Pirata do Pântano" na frete das câmeras, afinal um Reality mostrando o passo-a-passo da possível descoberta do lendário Fletcher, poderia trazer muitos investidores. Dan é o amigo gay de Jane que está disposto a ajudar a amiga a desvendar o mistério do manuscrito.
Tanille é a vizinha adolescente de Jane, a garota tem tudo pra ser errada, negra, filha de um chefão do trafico, mora sozinha com a tia, não vai a escola, mas ama poesias e nunca se meteu em encrenca, até a tia resolver namorar um pedófilo, é claro. Jake é o ex de Jane, o cara trocou ela por uma coroa que negocia peças raras, e aquele manuscrito valeria bastante nas mãos dessa dupla de "negociantes".
Agora todos estão querendo ajudar Jane a colocar as mãos nesse manuscrito, porém misteriosamente alguém está assassinando os velhinhos da cidade, e a principal suspeita é a aproveitadora de tesouros alheios, Jane. A trama é riquíssima, as vezes um tanto que monótona, mas muito interessante e baseada em lendas reais, haha.
Detalhe que é bem perceptível a "aprovação" de negros e homossexuais na região, é notável o preconceito, creio que pelo fato da história passar na Inglaterra, enfim... O mistério me prendeu do inicio até o fim, a autora tem o dom de envolver o leitor, deixando-o ansioso pela nova façanha dos personagens. O mais importante, o livro não é nem um pouco previsível, de fato você fica chocado com o final, abismado com alguns personagens e com vontade de dar uns tapas em outros. Super Recomendo!
http://capsuladebanca.blogspot.com.br