Jessica Becker 17/01/2021Tudo ? EventualOriginalmente publicado em 2002, "Tudo é Eventual", de Stephen King, reune 14 contos do mestre do horror. Alguns deles são muito bons. Outros nem tanto.
?
O angustiante "Sala de Autópsia 4" abre a coletânea, contando a história de um homem paralisado que tenta desesperadamente dar um sinal de vida para os médicos legistas que estão prestes a realizar sua autópsia. Em seguida, temos vários outros contos - em sua maioria de terror e suspense - dos quais destaco "Andando na Bala", "1408", "O Vírus da Estrada vai para o Norte" e "As Irmãzinhas de Eluria" como os melhores.
?
"Andando na Bala" vai narrar a trajetória de um jovem que recebeu a notícia de que a mãe estava no hospital e decide ir vê-la de imediato. Para chegar até lá, ele precisa pedir carona na estrada e acaba conseguindo com um motorista muito estranho. É um conto muito bom, que trata sobre a proximidade da morte de um ente querido e da nossa própria morte.
?
Já "1408" vai contar sobre o período de estadia de um escritor em um quarto de hotel onde mortes misteriosas aconteceram ao longo dos anos. Este conto serviu como base para a adaptação estrelada por John Cusak.
?
Em "O Vírus da Estrada vai para o Norte", um escritor compra um quadro sinistro em uma venda de garagem. Porém esse quadro começa a mudar, e eventos estranhos parecem estar ligados a tais mudanças. Creio que esse tenha sido o mais assustador de toda a coletânea.
?
Por último, "As Irmãzinhas de Eluria" traz eventos da vida de Roland Deshain de antes de "O Pistoleiro", volume um da série "A Torre Negra". É possível ler e entender o conto se você ainda não leu a série. Porém, creio que a história fique ainda melhor caso você já o tenha feito.
?
Não costumo ler contos porque gosto de histórias grandes, ricas em personagens e subtramas. Ultimamente tenho me aventurado mais nesse tipo de história e confesso que, diante de tanta resenha positiva de "Tudo é Eventual", fiquei um pouco decepcionada com o que encontrei. Mas, ainda assim, creio que valha muito a pena a leitura da obra devido aos contos que citei acima.