jota 07/10/2016Tudo muito bom...Contos Brasileiros I é, em grande parte, uma bem-humorada seleção de textos de alguns de nossos autores mais conhecidos. Alguns contos são muito engraçados mesmo (três ou quatro parecem verdadeiras anedotas) e se o jovem leitor - a quem de fato o livro se destina - não apreciá-los um pouco então é ruim da cabeça ou doente do pé, não tem jeito.
Gostei praticamente de tudo porém meu conto predileto da coletânea ficou sendo uma história que é mais nostálgica ou sentimental (pois lembra profundamente a infância) do que propriamente cômica. É a do escritor goiano José J. Veiga, A ilha dos gatos pingados, que é sobre a amizade entre meninos, também sobre violência, e que faz parte de seu livro Os Cavalinhos de Platiplanto.
Outros destaques: o clássico de Lima Barreto, O homem que sabia javanês (terceira vez que leio), os dois casos (ou "causos") do personagem Alexandre, contados por Graciliano Ramos (também já havia lido), A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta, Doutor por correspondência, de Marcos Rey e Preocupações de uma velhinha, de Luiz Vilela. Mas os demais também são altamente recomendáveis: é diversão (ou reflexão) na certa. E aí estão todos eles, divididos em quatro temas:
Surpresas:
O homem que queria eliminar a memória - Ignácio de Loyola Brandão
A velha contrabandista - Stanislaw Ponte Preta
Um papagaio falador - Graciliano Ramos
Dificuldades:
Piabinha - Luiz Vilela
Pega ladrão, Papai Noel! - Marcos Rey
A ilha dos gatos pingados - José J. Veiga
Imaginações:
O homem que espalhou o deserto - Ignácio de Loyola Brandão
Diálogo da relativa grandeza - José J. Veiga
Ele e suas ideias - Lima Barreto
História de um bode - Graciliano Ramos
Atitudes:
O homem que sabia javanês - Lima Barreto
Preocupações de uma velhinha - Luiz Vilela
Doutor por correspondência - Marcos Rey
A estranha passageira - Stanislaw Ponte Preta
Lido entre 29/09 e 06/10/2016. Minha avaliação: 4,5.