O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare




Resenhas - O Mercador de Veneza


601 encontrados | exibindo 526 a 541
1 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41


Samara.Tavares 13/04/2020

Foi a primeira obra de Shakespeare que eu li na vida, e sinceramente foi tudo o que eu esperava
comentários(0)comente



carlos 25/03/2020

Essa peça é um dos maiores exemplos de que a filosofia humana de Shakespeare não dá resposta nenhuma – ela levanta questões. Ao mesmo tempo em que temos o discurso de igualdade de Shylock, “hath not a Jew eyes? etc.”, também temos toda a construção estereotipada de vilões: ele é ganancioso, vingativo, egocêntrico…

Cabe ao leitor decifrar o personagem da forma como achar mais adequada. Mas é difícil não ler O Mercador de Veneza com olhos contemporâneos. Shylock é vítima de uma sociedade antissemita essencialmente desfavorável a ele. Não consigo vê-lo como errado em seu sentimento de retaliação inabalável porque Antonio, assim como o resto dos personagens da peça, também não teriam misericórdia caso a situação fosse reversa.

Além disso, enquanto figura de ficção, a construção de personagem de Shylock também é submetida a uma visão negativa. O próprio discurso de intolerância religiosa contra cristãos – o fato de ele se negar a cear com Antonio e Bassanio – é quase risível considerando o contexto histórico. Reforça uma ideia de preconceito de grupos minoritários contra grupos majoritários que, francamente, me soa como as atuais discussões de “racismo branco”.

O que Shakespeare nos propõe é uma balança: o estereótipo irrefutável, alvo de preconceito, e a humanidade. O que pesa mais? O que deveria pesar mais? Ao mesmo tempo, a questão de dois pesos e duas medidas. A mesma misericórdia requerida de Shylock teria sido exigida, da mesma forma, de Antonio, ou a lei se mostraria menos flexível? Evidentemente, desde a época do Bardo já parecia ser mais fácil antagonizar a vítima do que admitir os double standards sociais.

Em tempo, Portia é uma das melhores personagens de toda a obra de Shakespeare.
Marcos.Azeredo 19/05/2020minha estante
Quem traduziu este livro?


carlos 20/05/2020minha estante
A tradução que li foi a da Barbara Heliodora.




Jessie 22/03/2020

Excelente!
Como todo livro do autor, esse é maravilhoso
comentários(0)comente



Nicolas29 06/03/2020

Tanto preconceituoso com povo judaico
A obra é envolvente, rápida e te transporta realmente para uma Veneza antiga, quem conhece Auto da Compadecida, lembra um pequeno trecho. Mas, eu diria que a forma como o judeu é retratado é um tanto preconceituosa, com traços de "monstruosidade" bem ressaltados. Mas, como é meu primeiro livro de Shakespeare, talvez possa está enganado...
comentários(0)comente



Jaqueline 25/02/2020

Ruim
História sem graça, com anti-semitismo e distorção do povo cristão também pela cristianizacão. Pela época escrita é possível imaginar que as pessoas ainda toleravam isso.
Pedróviz 02/09/2020minha estante
Agora realmente fiquei curioso para ler. Não vou esperar para comprar, vou procurar o PDF logo.




luanadpl 22/02/2020

"Sou um judeu. Então um judeu não possui olhos? Um judeu não possui mãos, órgãos, dimensões, sentidos, afeições, paixões? Não é alimentado pelos mesmos alimentos, ferido com as mesmas armas, sujeito às mesmas doenças, curado pelos mesmos meios, aquecido e esfriado pelo mesmo verão e pelo mesmo inverno que um cristão? Se nos picais, não sangramos? Se nos fazeis cócegas, não rimos? Se nos envenenais, não morremos? E se vós nos ultrajais, não nos vingamos?"

Umas das partes desse incrível trama que me fez pensar, até quando, os nossos preconceitos ferirá tanto o nosso próximo. É incrivelmente pontual. E a realidade é: estamos cada vez mais distante de uma sociedade igualitária, assim como viveu Shakespeare no século XVI.
comentários(0)comente



Karisma 17/02/2020

Incrível.
Comecei a ter contato com as obras de Shakespeare por este livro. Amei cada segundo dessa leitura, com certeza a minha leitura favorita dele.
comentários(0)comente



Ram 16/02/2020

Por ser um clássico de Shakespeare, eu esperava mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ro 16/02/2020

Divertido
Apesar da escrita difícil a historia flui rápido e achei ela bem leve e divertida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LisboaPB 02/06/2019

Histórico
Uma história que encanta e que deixa evidente vários dados históricos como a perdeguição aos judeus.
comentários(0)comente



TalesVR 02/06/2019

Referências
Havia bastante tempo que lia referências à esse livro em manuais mas nunca tinha parado para apreciá-lo na íntegra. É o meu primeiro contato direto com Shakespeare e já vejo o porque é tão referenciado. Peça ótima com bons personagens e momentos marcantes, que viraram partes de outras produções futuras, tamanha a genialidade.

Nota para o antissemitismo gritante da obra, fruto de seu tempo, mas a parte onde Shylock faz a defesa dos judeus é brilhante e te faz pensar, derrubando qualquer preconceito que alguém possa ter. Curioso, não? Shakespeare conseguiu ser antissemita e advogar contra o racismo no mesmo livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



601 encontrados | exibindo 526 a 541
1 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR