Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Teoria do Medalhão


272 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Anezio 24/01/2024

Apologia à mediocridade
Que texto belo!

Impossível não reconhecer wow é de Machado de Assis.

Trata-se basicamente de uma conversa na qual um pai transmite ensinamentos a seu filho que acaba de entrar na maioridade.

O pai faz uma apologia à mediocridade tentando convencer o filho a ser um homem-massa, a não usar sua inteligência e ter opiniões marcantes e etc.

Texto irônico ao extremo e super divertido.
comentários(0)comente



Livia.Oliveira 30/03/2018

Medalhão
É basicamente uma conversa entre pai e filho, apenas diálogos e nenhuma narração. Gostei dessa estrutura abordada no conto, mas ler sem uma narração propriamente dita pode ser um trabalho meio árduo no quesito compreender o modo como o personagem fala. Resumi-se em um pai que aconselha o filho, com vinte e um anos completos, a tornar-se um Medalhão e apresenta-o uma robusta teoria sobre como se tornar um bom Medalhão. Torna-se reflexivo com o passar das falas, mostrando-se um ótimo e interessante conto do nosso Machado.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Olá, Livia. Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.





spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Muito bem! Um conto muito contemporâneo; tematiza a superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesses.




Paulo1584 28/01/2021

Medalhão
Teoria do medalhão é basicamente um pai aconselhando um filho a ser alguém importante, dando as dicas para que o moço alcance aquele lugar onde ele não conseguiu chegar.
Fora essa questão de a figura do medalhão refletir bem o que as pessoas aspiravam como status na sociedade do século XIX; o conto me lembrou um pouquinho o texto "As nuvens", onde há uma sátira de um Sócrates sofista - figura de "professores" que ensinavam a como "se dar bem" sem precisar precisamente de conhecimento, como vencer um debate etc. Lá, ao invés da figura do medalhão, é a do sofista, e ao invés de ser uma figura de prestígio, é basicamente alguém que sabe "trapacear". Em "as nuvens", texto que li há uns quatro anos, o personagem é aconselhando pelo pai a procurar os sofistas para que estes lhe ajudem a não ter que pagar uma dívida. De alguma maneira me pareceu que as figuras são análogas.
comentários(0)comente



Aleilton 02/11/2024

É incrível como conseguimos enxergar o conto "Teoria do Medalhão" de Machado de Assis refletido na sociedade atual. Os "medalhões" são aqueles que atingem o sucesso, enquanto ter inteligência ou originalidade muitas vezes só atrai inveja e resistência.

Quem nunca conheceu alguém com um talento incrível ou inteligência acima da média e tinha certeza de que essa pessoa seria bem-sucedida, mas hoje a vê em uma vida difícil, em um emprego aquém de suas capacidades? E, ao mesmo tempo, aquela pessoa que esbanjava confiança e popularidade agora vive em ótimas condições, mesmo sem possuir nada extraordinário. Particularmente, conheço várias pessoas assim...

Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



sauron11 13/08/2020

Primeiro conto.
Esta obra de Machado de Assis foi o primeiro conto que li.
Confesso que inicialmente achei um pouco confuso o texto tendo em vista a utilização de palavras complexas, contudo o que me chamou mais a atenção, e gostaria de frisar a futuros leitores, foi a riqueza de detalhes que podemos encontrar nas entrelinhas desta obra, os quais nos levam a reflexão e análise quanto as opiniões e orientações repassadas de pai para filho.
Por fim, se trata de um clássico de Machado de Assis, que merece ser apreciado.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Lilaa Bispo 28/03/2018

Este conto relata uma conversa entre pai e filho, após uma noite especial comemorativa de 21 anos deste. Estão á sós, o pai fala para o filho se torna um medalhão, ou que seja alguém que seja rico, que tenha fama. Ele então passa a tecer uma teoria de como seu filho passaria a ter aquilo que ele tanto queria, aconselhando a mudar seus hábitos, costumes, seu jeito de se comunicar, seus gostos e opiniões. O filho tinha sempre que se manter com uma boa postura diante de tudo. Após muitas conversas e conselhos, o pai termina a conversa admitindo que suas palavras tem certa semelhança com a obra " O Príncipe " e diz para o filho ir dormir.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura através da intertextualidade da obra.




fagundessisadora 23/02/2023

Li esse livro na escola. Não achei nada demais, mas como sempre: uma escrita muito complicada, nada novo para Machado de Assis.
comentários(0)comente



Matheus 16/03/2018

Teoria do Medalhão
Mais um dos contos de Machado de Assis onde este relata sobre nossa ganancia, até porque quem não quer muito dinheiro e ser bem sucedido na vida, o conto mostra um dialogo entre pai e filho que o aconselha a ser um rapaz famoso com grandes riquezas. Achei o livro bem interessante para mostrar as pessoas que alguns familiares fazem com que crianças estudem muito e sejam ricas para consumo próprio. Pelo menos não fez com que seja um ninguém e estimulou a pessoa a pensar no futuro o que é muito bom.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Matheus

Os valores sociais, muitas vezes, são pautados na superficialidade, nos jogos de poder e na aparência.




Eryca.Gonzaga 17/03/2018

TEORIA DO MEDALHÃO
Mais um conto de Machado De Assis "teoria do medalhão" esse conto é muito parecido com "o espelho" com a influência do indivíduo (no caso desse conto o filho), em favor de uma imagem e posição social considerada muito boa para sociedade.
O pai deseja ver sues sonhos frustrados em seu filho realizados . No conto isso é bem retratado de forma com que o pai influência o filho de forma direta .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Teoria do Medalhão" trata da superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesse... Ingredientes para perscrutar a sociedade da época e a contemporânea.





spoiler visualizar
Grace 27/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Larissa.Cruz 16/03/2018

O conto a teoria do nedalhao , retrata tambem o conto "O espelho " , que a riquesa e o poder vale mais que o que você sente por dentro ,a sua forma de pensar tem que ser por si próprio e não porque alguém pediu ou mandou fazer alguma coisa , que tem que fazer , independente de qualquer coisa tem que seguir o seu próprio pensamento e ter opinião formada.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Muito bem! Um conto muito contemporâneo; tematiza a superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesses.




Maria.Vasconcelos 13/03/2018

Teoria Do Medalhão
O conto é um diálogo entre um pai e um filho no dia do aniversário de 21 anos do rapaz. Na conversa entre os dois, o pai diz ao filho que deve ser um ?medalhao? que significa ser um homem bem aceito na sociedade, que faz de tudo para ter uma bom imagem, ele diz para o filho parar de agir como age e parar de pensar como pensa, pois segundo o pai, ele deveria fazer coisas pra conseguir status, sugere também que conhecer pouco e ter um vocabulário limitado ajudaria. O que podemos perceber no conto é a crítica social realizada pelo autor, tão severa e verdadeira, que ainda vale para os dias de hoje, pessoas preferam agradar aos outros do que a elas mesmas, por isso se tornam escrvas de coisas que não gostam de fazer e trocam de personalidade caso isso não agrade aos demais que a sua volta estão.

Maria Eduarda
2 ano J
sesi retiro
Grace 20/03/2018minha estante
OK




272 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR