Rê 04/01/2013
Revira volta
Estrelas Tortas conta história de uma menina chamada Marcela, que tem todas qualidades que uma menina queria ter: é bonita, alta (poderia até quem sabe ser modelo), uma ótima jogadora de vôlei e defensora do irmao cacula, o Guilherme, mais conhecido como Gui.
Tudo muda quando acontece um acidente de carro, provocado por um caminhão que bateu no carro da sua mãe, onde a própria dirigia, a caminho da casa da avó da Marcela. E o seu pai e o seu irmão recebem a notícia de que ela, nunca mais andará. Estaria paraplégica.
A história é narrada por cada personagem, o principal deles é o Guilherme, que demonstra mais seu ponto de vista: não podia mais brincar, teria que cuidar da sua irma que antes o protegia, teria que ajudá-la a trocar de roupas, a dar banhos, a trocar as fraudas... sua vida parecia um inferno, antes ele que era o paparicado por todos e passaram a querer agradar somente a Marcela; não muito diferente dos seus pais, que por falta de condições financeiras, teriam que trabalhar em dobro, para bancar uma cadeira de rodas, pagar fisioterapia, aplicar recursos na casa para que a Marcela pudesse se locomover melhor... entre outras coisas.
A mãe teria que conviver com o sentimento de culpa por ter dirigido o carro, a avó com o ressentimento de que se eles não fossem pra casa dela, nada teria acontecido e o pai, por não ter dinheiro para dar luxo aos seus filhos.
Nesse momento, Marcela conhece Mariana, que até então nem era tão próxima dela na escola, mas resolve que a faria uma visita e se tornam melhores amigas. A Marcela que ate então, vivia de mau humor e continuava apaixonada pelo Bira, que só a visitou uma vez e que depois ficou com outra menina, apaixonou-se pela leitura (a Mariana sempre levava livros da biblioteca pra ela) e ia muito bem na fisioterapia, se adaptando cada vez mais a cadeira de rodas.
O momento culminante da historia é a festa da escola, que a Mariana, Marcela e o Gui se animam em ir, mas que é claro, que eu não contarei, vocês terão que ler pra saber...
Gostei muito do livro, a leitura não é complexa, é uma leitura rápida e bem clara, me ensinou que por mais difícil que a vida possa parecer e cruel, sempre podemos dar a volta por cima e fazermos melhor.
Aprendemos a nos superar e que Deus (ou no que voces quiserem acreditar) nao nos dá peso maior que nao podemos carregar.