Luciano Luíz 01/10/2024
TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA é mais uma narrativa teatral de NELSON RODRIGUES que entra em definitivo no imaginário popular. Aqui temos mais do mesmo e isso tão somente enriquece ainda mais a trama.
O pai fica viúvo, seu filho de 18 anos cuidado pelas três tias solteironas implora para que o pai não saia do luto. O irmão do pai mostra a foto de uma belíssima puta e assim o cara fica apaixonado e vai na zona em busca da mesma. Lá passa três dias e noites e quer se casar com ela. O filho descobre, vai pro bar, bebe, briga , é preso e na cadeia (fundos da delegacia) ocorre uma tragédia sexual...
Não dá pra ir além no enredo porque aí as surpresas são facilmente anunciadas. Como de costume, os diálogos são expressivos e convincentes, há o humor na dose certa, a sagacidade e o ódio, as tias solteironas e seus estranhos desejos, o padre, o médico, todos com suas opiniões acerca dos acontecimentos em parte nada agradáveis, a corrupção e o desfecho que traz o melhor da obra rodriguiana à tona.
Toda Nudez é aquela leitura que anda rápido, até demais, por ser escrita de forma ambiciosa e frenética. Nada fica para trás, tudo funciona no tempo certo, com as personagens dando o seu melhor (e pior) para decidir o que é o correto para o rapaz, a prosituta, o cunhado, tias e quem mais ali está numa rotina amarga e viciante.
É mais que recomendado.
L. L. Santos
site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/