LetAcia1104 20/07/2020Mind BlowingShakespeare tirou meu fôlego com esta obra. E que obra!
CONSIDERAÇÕES:
Medida por Medida irá tratar sobre a política no século XVI - XVII, tendo como destaque a lei de que as pessoas não poderiam ter relações sexuais antes do casamento, medida imposta pela Igreja junto ao Rei.
O Duque de Viena irá fazer uma viagem, não apresentando os motivos, e em seu lugar comandará o governador Ângelo que decide restaurar a lei da proibição de fornicação que por muito tempo esteve adormecida. Sendo pego de surpresa, Cláudio, habitante de Viena, será condenado à morte por ter engravidado uma jovem chamada Julieta, ambos desposados mas a cerimônia ainda não havia ocorrido quando a mulher engravidou. Para que Claudio não seja morto, vários personagens irão intervir por sua causa, incluse Isabela, sua irmã, aprendiz de freira (perdão, não sei o nome disso), que quando se apresenta à Ângelo sua beleza o encanta e ele propõe que para seu irmão obter a liberdade, ela deveria conceder seu corpo casto à ele por uma noite.
Shakespeare irá tratar justamente a questão de as leis não funcionarem igualmente a todos, sendo aqueles privilegiados de poder isentos de julgamento igual a um comum civil.
NOTA:
Cinco estrelas porque o final é maravilhoso, é um livro curto, mas W. Shakespeare conseguiu desenvolver muito bem o assunto tratado, uma crítica maravilhosa em "Medida por Medida" uma das únicas obras, se não a única, do autor que não passou por censura e conseguiu chegar até nós.
------------------- Frase com SPOILER --------------------
"Por sua própria boca nos grita por maneira estrepitosa a demência da lei: Morte por morte, um Ângelo por Cláudio! A pressa exige pressa; e vagar, vagar; o semelhante medida por medida em tudo."