murillogabrielf 17/04/2024
Dualidade: Problema e Solução
O autor propõe uma abordagem inteligente da narrativa ao começar tratando do senso comum e ir desmistificando algumas conformidades equivocadas que se têm a respeito da função da escola na sociedade.
Para discutir as instituições educacionais e por conseguinte as suas ramificações, tais quais às práticas de ensino, às suas funções e à sua funcionalidade, é necessário extender o assunto à sua complexidade e levar em consideração todos os pormenores que caracterizam a sua dimensão.
Relações de poder, marginalização, servidão, educação bancária e educação operária, são algumas das faces que assumem a extensão desse tópico no contexto brasileiro.
Discutindo essas temáticas e levando em consideração o contexto que o ano da obra foi escrito, o autor propõe uma intervenção empoderadora para os indivíduos sujeitos da sua própria realidade: Considerando a sociedade como estrutural, ao mexer-se na sua estrutura os sujeitos estremecerão todas as outras. Portanto, pensando numa lógica piramidal, a transformação pode acontecer de baixo para cima.