FernandaLuna131 22/06/2020
O que achei de... O símbolo perdido (+ quotes)
EDIÇÃO: Acho essa a capa mais bonita da série - mas que pertence ao meu livro menos favorito. A arqueiro novamente fez uma edição muito confortável de se ler, bem nos moldes do anterior.
ESCRITA: Se eu pudesse escolher qual escrita eu gostaria de ter pra mim, seria a do Dan Brown. Eu simplesmente amo como ele descreve a ambientação, como ele volta no tempo, como (apoiado na tradução) ele usa uma língua padrão beirando a rebuscada, porque é exatamente isso que os enredos que escreve traz: aventuras modernas mergulhadas no passado.
ENREDO: Eu considero o início um dos mais intrigantes de toda a série, e acho curioso que esse livro não se passa na Europa, e talvez isso seja um dos fatores pelos quais não considerado esse um favorito. O mistério é tão rico quanto, mas em alguns momentos eu senti que estávamos dando voltas demais no enredo (senti isso quando li Fortaleza Digital também), e nem toda a expertise do protagonista me prendeu. Aprendi muito, é claro, mas este não tem o mesmo fascínio que todos os outros da série pra mim. Aliás, gostei que esse dá um vislumbre maior no passado de Langdon.
PERSONAGENS: Aqui mora o principal problema pra mim: o vilão não me convenceu. Cara, se tem algo que não pode acontecer na leitura é isso. Eu comecei intrigada, mas quanto mais eu lia, menos apelo eu sentia por ele - não posso esperar um como o de Anjos e demônios, MAS posso querer alguém pelo menos como de Inferno. Suas motivações não me convenceram, suas atitudes não me pareceram justificáveis, e seu desfecho foi misericordioso demais pro meu gosto. Os mocinhos não tinham tanto apelo, mas se teve alguém que me irritou ali foi Sato. Ela é uma das personagens ambíguas que não temos certeza de que lado está até já no ápice, mas desde o início ela me irritou. Só o Robert realmente valeu ali. E ainda bem que não li na época do lançamento, ou teria morrido com as reviravoltas.
+: O terceiro livro de Robert Langdon não é tão envolvente quanto os outros da série, mas ainda é uma aventura que vale a pena se arriscar. Suas mensagens sobre respeito, amizade e perdão são valiosas, assim como todas as lições que aprendemos no decorrer da leitura.
"Abram a mente, meus amigos.Todos nós tememos aquilo que foge à nossa compreensão."
"Quanto mais o homem aprendia, mais se dava conta de sua ignorância."
"Nós não chegamos nem perto de usar todo o potencial de nossas mentes e nossos espíritos."
"O conhecimento é uma ferramenta, como todas as ferramentas, seu impacto está nas mãos do usuário."
"A aceitação generalizada de uma ideia não é prova de sua validade."
"Eu aprendi a nunca fechar a mente a nenhuma ideia pelo simples fato de ela parecer milagrosa."
"Imploro a você que se lembre de que riqueza sem sabedoria pode muitas vezes terminar em tragédia."
"Existem segredos por aí que transcendem a compreensão humana."
"Meu corpo não passa de um receptáculo para o meu mais poderoso tesouro... minha mente."
"Se a história nos ensinou alguma coisa, foi que as estranhas ideias que hoje ridicularizamos um dia serão verdades celebradas."
"Desde as Cruzadas até a política norte-americana, passando pela Inquisição, o nome de Jesus vinha sendo usado em vão em todo tipo de disputa de poder. Os ignorantes sempre haviam gritado mais alto, convocando as massas incautas e forçando-as a fazer o que mandavam. Defendiam seus desejos mundanos citando Escrituras que não compreendiam. Celebravam sua intolerância como prova de suas convicções."
"A hora mais sombria é sempre a que precede o amanhecer."
"Quem sabe não existe uma verdade universal embutida na alma de todas as pessoas? [...] Talvez todos carreguemos a mesma história dentro de nós, como uma constante compartilhada em nosso DNA. Talvez essa verdade coletiva seja a responsável pela semelhança em todas as nossas histórias."
"Os tesouros mais preciosos muitas vezes são os mais simples."
"O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco. O que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal." (Albert Pike)
"Existe um mundo escondido por trás do que todos nós vemos."