Sweet-Lemmon 09/10/2011
O livro, escrito em primeira pessoa, é uma espécie de relato de uma aventura fantástica de Allan Quatermain nas selvas da África.
Acho que, o primeiro fato, a ser considerado, antes mesmo de começar a ler este livro é situar-se na época e período em que ele foi escrito, o século 19. E principalmente, termos em mente de que fora escrito por um inglês. Por que eu digo isso? Por que algumas partes do livro podem ser consideradas arrogantes e ignorantes com o que refere à África e seus habitantes. Talvez, até um pouco racista (se bem que, honestamente, não vejo como qual).
Sem contar que a palavras Ecologia e Proteção aos Animais passam longe.
Então, não devo ler, alguém pode dizer. Não, acho que este é um dos principais motivos para que As Minas seja lido. É uma forma bastante coerente de ver-e saber- como era o pensamento da época.
No início desta edição da Martin Claret, tem uma pequena explanação sobre a época em que se passa- e foi escrita- a história. Achei isso de muita valia.
A história, propriamente dita, não trata sobre a esta questão de * superioridade branca* (algo tão ridículo!). É basicamente uma história de aventura. Pura e simples. Se você está esperando um romance de amor, esta não é a leitura indicada.
O livro é pequeno e o autor prende a atenção em diversos momentos, principalmente nos de perigo eminente.
Apesar de ser uma leitura razoavelmente rápida, confesso que a achei cansativa em alguns momentos (principalmente nas discrições geográficas). Porém, como eu nunca gostei de Geografia....
Serei sincera, este não foi o melhor livro de aventura que já li, mas também não foi o pior.
Li este livro para o Desafio Literário 2010.
Veja o post completo no meu blog:
http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/2010/04/desafio-literario-as-minas-do-rei.html