Suellen 22/01/2016Nutrição, cada médico define o que é melhorComprei o livro pensando que ele falaria sobre outras coisas e não só sobre o método Dukan. Por mais da metade do livro achei que foi uma péssima compra, mas no final ele acabou sobre outros aspectos como o psicológico.
Achei esse livro bem controverso, pois ele não fala em comer de 3 em 3 horas, ou em quantidade das porções, algo que quem já foi em uma nutricionista sabe que eles sempre falam.
Sobre a dieta ser a base de proteína não estranhei tanto, já que na última vez que passei em uma nutricionista, ela realmente me recomendou a comer mais proteínas. Mas você ficar até 10 dias só comendo isso?! Achei estranho! Ele ainda recomenda você beber refrigerante light/diet para matar a vontade de doces. E novamente, você pode tomar o quanto quiser. Não acreditei nisso!
Há algumas coisas que achei difícil de conseguir seguir por causa de diferença de cultura. Ele fala sobre carne de cavalo e coelho. Acho que esse tipo de carne desse ser bem comum na França, mas aqui no Brasil é muito difícil de achar. E outra parte que complica são os queijos. O único queijo francês que comi foi o Brie e não gostei, então se os outros queijos forem parecidos, nessa dieta eu nunca mais comeria nenhum tipo de queijo.
Geralmente escutamos que precisamos comer 3 porções de frutas por dia, mas veja o que ele diz:
"Na verdade, a fruta não é o protótipo do alimento saudável e natural". Ele só permite uma fruta por dia, e algumas das frutas que estamos acostumados a comer aqui, como a banana por exemplo, são proibidas.
Não sei você, mas eu adoro comer frutas. Elas sempre estão nos meus lanchinhos entre as refeições.
Bem, praticamente no final do livro ele fala o que eu realmente queria ouvir.
O porquê que a população está engordando.
Você pode pensar que é porque comemos errado ou comemos muito, mas isso não é exatamente verdade.
Ele diz: "Se você engordou, é porque usa alimentos com outros fins, não o de se alimentar, esgotando neles seus nutrientes e calorias. Existe um outro objetivo inconsciente: o de neutralizar um desprazer ou um sofrimento".
Eu luto contra o peso há muito tempo, e comecei a refletir sobre isso. Será que eu sempre como porque estou com fome? Será que não estou descontando na comida alguma coisa que passei no dia? Frustração? Desânimo? Depressão?
Esse tema: emagrecimento acredito que está virando um tabu. Você escuta que você tem que ser feliz do jeito que você é. Que uma pessoa gorda não é exatamente saudável. Que há um padrão de beleza pré estabelecido.
Bem, o que eu penso é que o normal não é estar acima do peso. Se você está, ou você pode estar com alguma problema de saúde, como por exemplo a tireoide, ou você pode estar tentando encontrar na comida algum tipo de prazer que a sua vida no dia a dia não está te proporcionando.
"Para emagrecer de maneira durável é preciso compensar em outros canais, não se contentar com o alimento. Diversificar o prazer, encontrar outros prazeres que não engordem".