Soares.Julio 04/07/2023
Time de elite: Mashoutsukai!
É o oitavo volume de Yu Yu Hakusho e o que queremos saber é: o que o time Urameshi fará com a revelação de que os lutadores do time Dr. Ichigaki estão lutando contra suas vontades. Não bastasse a força dos lutadores do time adversário, ainda há a questão do verdadeiro vilão não estar dentro da arena.
As oitavas-de-final do Torneio das Trevas começam pegando fogo. O time do dr. Ichigaki é poderoso, porém, o fato deles estarem lutando contra suas vontades é um impeditivo maior. Nós como leitores temos a tendência de não só nos preocuparmos com o bem-estar do time Urameshi, mas com os lutadores adversários nesse caso. O sonho do Kuwabara na edição anterior já era uma demonstração do quão forte era a dor e o sofrimento de tais lutadores, que tem usado de toda sua arte marcial, ensinada para propósitos positivos e de crescimento, para matar pessoas sob o comando de alguém tão baixo quanto o dr. Ichigaki.
Já venho falando da necessidade de criar narrativas dentro de lutas nessa saga, já que como é um torneio, uma trama mais bem desenvolvida é enquadrada nesse formato limitado de venceu, passou, venceu, passou. Claro que há inúmeras formas de manter uma qualidade boa mesmo nesse formato mais quadrado e até dar mais dinamicidade, mas Togashi nesse momento joga dentro das quatro linhas e faz isso muito bem. Togashi aqui foca no lado emocional de Yusuke e Kuwabara. Kuwabara mesmo sendo muito marrento, ele talvez seja o mais coração mole do time; e nesse jogo sujo, ele pode ser dar muito mal. Yusuke é bondoso, mas não tem o mesmo sentimentalismo do companheiro, oferecendo muita resistência em entrar no jogo que o dr, Ichigaki quer que entre. Mas também temos a Mascarada em campo, e com sua experiência e sabedoria, pode ser quem virará esse jogo.
Admito que essa luta do time Urameshi nas oitavas não estava tão fixado na minha memória. Ela não é longa, os adversários não são memoráveis, mas lembrando do torneio como um todo, vejo que essa luta serve mais para quebrar esse padrão de um contra um no seu máximo. Ela ferve o nosso sangue. Vilões fracos que usam dos outros para garantir seu sucesso tendem a nos dar mais raiva de um vilão poderoso que luta pelo que quer. O final é emocionante e catártico; o preço que o time Urameshi paga é alto. É um final agridoce, mas que creio deixar mais um gosto doce do que azedo. Mas logo após, temos mais uma mexida nas regras do torneio. Um torneio chamado de Torneio das Trevas não é de se estranhar tal movimentação suja.
As quartas-de-final começam logo após a vitória do time Urameshi. O time ainda está cansado; Mascarada ao usar um golpe tão cirúrgico na luta anterior, está desgastada. Kuwabara está fora de combate e Yusuke é o que mais está em condições de lutar, mas está com um claro cansaço. Hiei e Kurama podem ser seus trunfos, já que não tiveram muitas dificuldades em acabar com os lacaios do dr. Ichigaki fora da arena, mas será que aquele que mexeu os pauzinhos para prejudicar o time Urameshi não teria criado uma contramedida a eles?
Time Urameshi vs time Mashoutsukai é um dos melhores combates desse torneio. Aqui, Togashi encheu meus olhos com a apresentação do time Mashoutsukai. Eles são apresentados todos sob capuzes, como se fossem uma grande organização maligna de mangá. Suas vestimentas têm particularidades, dando uma sensação boa de individualismo para cada lutador. Somos apresentados ao primeiro deles a se revelar: Jin, o mestre do vento. Cabe aqui falar que cada um deles tem o título de “mestre” em alguma modalidade ou elemento; e não só isso. Nos é revelado que eles são os ninjas do Mundo dos Demônios, um grupo que são contratados para agir em disputas no Mundo dos Demônios, como samurais ou ninjas já agiram no Japão. Todavia, esses cinco são os mais temidos youkais da classe “shura”, que são oni de ordem superior, sinalizando o nível de periculosidade do qual o time Urameshi, mesmo em desvantagem, tem que enfrentar caso queira passar para as semifinais.
A primeira luta é disputada por Kurama e Gama, mestre da maquiagem. É uma boa luta, com certeza. Aqui Kurama tem seu primeiro grande confronto do Torneio das Trevas, o que pode lhe custar grandes avarias. Como essa luta das quartas é combinada em: quem vence continua na arena até perder, e vence o time que eliminar todo o time adversário, não vou comentar sobre cada luta, pois seria um spoiler já que estaria deliberadamente falando daquele que venceu, então vou falar mais por cima das lutas que acontecem nesse volume.
Kurama é um adversário extremamente perigoso; em sua primeira luta contra Gama, ele demonstra uma vasta experiência em relação ao seu poder (oquemelembroukurapikasuacontraparteemhunterxhunterblablabla); assim como Gama, que tem em sua especificidade em relação ao poder, um vasto leque de truques. Nesse sentido de embate de poderes, essa luta tem uma dinamicidade muito boa. Não adiantava nada Togashi criar toda aquela narrativa de “os mais temidos demônios oni da classe shura”, se logo após o adversário não apresentasse nada que corroborasse com isso. Gama faz o que lhe é pedido, ele é um adversário muito interessante e com atitude perigosa.
Ainda temos a apresentação de mais dois nomes do time Mashoutsukai, além de Jin e Gama, que são: Touya, mestre da maldição do gelo, que nos é revelado o mais poderoso youkai manipulador de gelo (Seiryuu não chega à sola dos pés de Touya), que é um personagem que esse sim eu me lembrava dele. O visual dele é muito bom e sendo um adversário com tanto potencial, é um personagem valioso. Gosto muito de sua luta. Touya é um youkais que não brinca em serviço, o que o torna ainda mais perigoso. Seu leque de poderes é bem interessante, podendo criar uma espada de gelo nas mãos nuas para combate corpo-a-corpo e ataques de arremesso em combates mantendo a distância.
O outro é Bakuken, um personagem mais sujo, me lembrando Roto da Rokuyuukai. Então Jin volta a arena para enfim ter seu combate. Jin, é alguém tão forte quanto Touya, ou talvez até mais. Sua luta é muito boa, sua experiência em combate com seu elemento é muito bem explorada, tornando alguém que possa ser o mais perigoso do time. Ele é osso duro, mas tem um temperamento muito tranquilo, embora se irrite caso alguém atrapalhe sua maior diversão: a luta. Nesse quesito, ele é mais um personagem que ama luta acima de tudo, assim como Chuu e Yusuke. Para vencer um lutador assim, é preciso apostar alto.
Esse volume de Yu Yu Hakusho está entre os melhores até agora, quiçá o melhor. Diversos momentos marcantes ficaram de fora dessa minha resenha por não saber como comentar sem entregar tanto o plot, mas confiem, tem muita coisa boa que ficou de fora da resenha. Hiei ficou meio escanteado na resenha, mas ele é claramente um Vegeta e nesse mangá ele nos diverte em muitos momentos com esse lado dele (quemelembraofeitandehunterxhunterouatémesmokillua). Togashi mostra o que faz o Torneio das Trevas uma saga tão boa: personagens interessantíssimos com histórias interessantes e com um leque de poderes muito criativos. Togashi sabe como poucos a arte de criar poderes totalmente excitantes, interessantes, incríveis! Ainda estamos nas quartas-de-final, e que bom que cada fase que o time Urameshi passa, se vende como a melhor fase.