Evy 14/04/2011Indo contra a maré!*resenha modificada, após a leitura dos quatro livros e com novas impressões.
Eu tinha um contra muito forte à essa febre que foram os livros de Stephenie Meyer. Não sou fã de Vampiros. É, eu não tinha só um contra, eu tinha vários. Além de não ser fã de Vampiros, eu não sou muito fã de romances muitooo melados. História de adolecente então? Só gostei de Harry Potter e por outros motivos.
Bem, eu me mantive forte até que uma amiga que tinha gostado muito do filme e que comprou os livros me convenceu e tive que ver com meus próprios olhos. Assisti o primeiro filme e... ODIEI. Achei fraco, achei a mocinha sonsa, achei o vampiro lindo (ah isso é um ponto positivo, esqueci rs), achei os diálogos horríveis, enfim, fiquei decepcionada. Decididamente eu não leria os livros. Me mantive forte por mais alguns meses até que todo mundo ao meu redor começou a falar, e a falar e falar e eu não tive escolha.
Foi então que comecei a ler o primeiro livro com um puta PRÉ-conceito e apesar de ter gostado dele mais do que o filme (os diálogos pelo menos eram bem melhores), não gostei dele TANTO ASSIM. Mas eu tinha começado e agora teria que ir até o fim. Foi então que eu cheguei ao livro Lua Nova.
Tenho que confessar que eu me apaixonei pela narrativa de Lua Nova. Ainda que fraca, perto dos demais livros que já tinha lido até então, achei bonita a abordagem da autora em relação à amizade da Bela e Jake e o amor dela por Edward, o sofrimento palpável pela distância e aquele quê de loucura, capaz de qualquer coisa para ver o amado. Se alguém ainda não sabe, eu sou super fã de dramas e amores impossíveis e por isso acredito que Lua Nova me contaminou. Da saga, foi o livro que mais gostei e dos filmes que vi, também.
Ainda assim, de forma alguma eu posso dizer que AMO a saga Crepúsculo, como acontece com a saga Harry Potter que sou simplesmente apaixonada. Fico até muito brava quando querem comparar as duas coisas, que estão em lugares bem diferentes, pelo menos pra mim! Tenho algumas ressalvas em relação à história de Crepúsculo que poderia ser só uma trilogia, unindo o livro três e quatro, mas também não vou dizer que ODEIO a saga. A idéia da história em si é muito boa, mas poderia ter sido melhor trabalhada pela autora, principalmente o final do último livro que, pelo menos pra mim, foi uma decepção.
Mas uma coisa é certa, o tanto de gente que essa autora conseguiu arrastar para a leitura não está escrito e além disso, citou uma obra que eu amo em sua história que é O Morro dos Ventos Uivantes.Só por esses dois motivos já sou muito grata a Stephenie Meyer e que essa saga continue encantando e trazendo leitores para o mundo da leitura!