Aline T.K.M. | @aline_tkm 28/07/2021Contos aventurescos e gostosos de lerUma espécie de lenda. Isso é Sagarana, um neologismo formado pelas palavras “saga” e “rana”, de origem germânica e tupi, respectivamente. E não surpreende que o livro tenha por nome uma palavra nova, inexistente – uma grande marca de João Guimarães Rosa, esse brincar com as palavras.
Nove narrativas curtas compõem o livro de estreia do autor, publicado em 1946 e fruto de uma intensa revisão e reescrita a partir de sua primeira versão, que em 1938 levou o segundo lugar em um concurso literário. Confissões, adultério, vingança, perseguição, acertos de contas, paixões e o embate entre o bem e o mal são alguns dos elementos que encontramos nessas quase lendas, e eles vêm acompanhados por um gostoso tom aventuresco e pela presença de um aspecto místico (crendices, feitiços).
Sagarana foi minha segunda incursão pelo regionalismo universalizante de Guimarães Rosa – a primeira foi com Primeiras Estórias, que pretendo um dia reler. Confesso que demorei a ser absorvida pelo livro. Explico: o conto inicial, “O burrinho pedrês”, não estava me prendendo e é justamente o mais extenso do livro. (O desfecho é ótimo, porém.)
Foi só a partir do segundo conto que eu realmente me senti tragada para dentro do universo rosiano, cheio de personagens e heróis mirabolantes. Amei! O vocabulário é difícil? É. Mas isso não deve ser um fator intimidante para mergulhar nessas histórias do sertão mineiro. Passado um momento a gente se acostuma, e aí saltam aos olhos a poesia e a sonoridade deliciosa do texto.
A humanidade dos personagens impressiona, é uma das coisas que mais me atraem no autor. Embora inseridos num contexto específico, suas questões e angústias são universais, passíveis de ser experimentadas por qualquer ser humano em qualquer tempo e lugar.
O melhor conto, para mim, foi disparado “A hora e vez de Augusto Matraga”. Obra-prima! Também adorei “Sarapalha”, “Corpo fechado” e “Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo”.
site:
https://www.youtube.com/alinetkm