anahelena.blasilemos 22/09/2023
O PRIMO BASÍLIO – de Eça de Queiroz
Eça de Queiroz gerou polêmicas e também unanimidade.
As polêmicas se referiam à apropriação de roteiros (plágios?) de romances famosos tais como ‘Eugénie Grandet’ (Honoré de Balzac, 1833), ‘Madame Bovary’ (Gustave Flaubert, 1856) estes dois relacionados a‘O Primo Basílio’ (1878), bem como o seu 'O Crime do Padre Amaro' (1875) que faz referência direta a‘O Crime do Padre Mouret’ (Émile Zola,1875), inclusive no título.
Além disso, a'O Primo Basílio a polêmica foi grande pela contundente crítica à sociedade portuguesa da época - principalmente a lisboeta - onde Eça espicaçava com muita elegância e sarcasmo as hipocrisias e falsos moralismos.
Consumidores de livros eram predominantemente da classe burguesa, justamente à quem Eça dirigia sua mordaz escrita, o que naturalmente gerou uma enxurrada de desprezo, muitas vezes em forma de respostas publicadas em jornais, do tipo ‘é uma bela obra de arte, mas um péssimo livro’.
Eça se defendia dizendo ser um dever, como advertência, desnudar e até acutilar aquele modelo grupal cheio de egoísmos que se contradizem, de formalismos oficiais, de literatura acéfala, de beatices parvas, de tédios nas profissões, de vaidades e desforras pessoais.
Nosso Machado de Assis com seu refinado senso estético foi um dos que se levantaram para questionar inúmeras peculiaridades do romance.
Publicou na revista O Cruzeiro, no dia 16/04/1878 um artigo com severas críticas ao livro, questionando prioritariamente a nova escola Realista que segundo ele, avolumava os acessórios até abafar o principal.
Devido à celeuma gerada pelos que não concordavam com seu ponto de vista, Machado foi levado a publicar um segundo artigo, no dia 30/04/1878.
Garantiu ser sua última opinião sobre o livro, repetiu suas análises e salientou a dúbia mensagem moralista. Disse que a protagonista Luisa não tinha remorsos, o que ela tinha era medo.
Em contrapartida, apontava sua admiração pelo grande escritor português dizendo que não se tratava de repelir o talento, menos ainda o homem, e sim a doutrina.
Polêmicas e unanimidade!
PERSONAGENS: Luisa, Basílio, Juliana
CITAÇÃO : “Que ferro! Podia ter trazido a Alphonsine!”