Um sentido para a vida

Um sentido para a vida Viktor Frankl




Resenhas - Um sentido para a vida


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Marcelo 12/12/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Este foi meu primeiro contato com a obra de Frenkl e a Logosofia. Frenkel foi um neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial.

No início da década de 1920, quando tinha quinze anos de idade, Frankl passou a se corresponder com Sigmund Freud. Em 1921, aos 16 anos deu sua primeira conferência, sobre o tema ?A respeito do sentido da vida? e tambem publicou seu primeiro livro sobre o tema.

Em 1925, como estudante de medicina, Frankl encontra-se pessoalmente com Freud e se aproxima do círculo intelectual liderado por Alfred Adler. No ano seguinte, ele é excluído da Association de Psychologie Individuelle, em razão de suas divergências com Adler.

Frenkel ficou conhecido por sua teoria que busca o sentido da vida. Passou por 4 campos de concentração do nazismo e perdeu a mulher, os pais e o irmão no holocausto nazista.

O autor se distancia de Freud pois entende a psicanalise como algo reducionista e questiona as bases psicanalíticas e seus fundamentos gerados na infancia e nas premissas sexuais. Para ele, muitas das questões humanas podem ter origem na infancia sim, mas se reforçam na vida adulta e aplica técnicas psicoterapeuticas para a cura rápida.

Neste livro o autor reune alguns textos de outras palestras proferidas e textos novos, e reforça que, apesar de uma compilação de textos, tudo se encaixa e dá uma sequencia nova de reflexão sobre o tema.

Muito interessante a teoria de Frenkl mas vale ser observada com olhar critico pois no meu ponto de vista ela é válida se aplicada à outras teorias psicoterapeuticas (e o proprio autor não exclui esta possibilidade).

Além disso, no Meu ponto de vista algumas técnicas me parecem ultrapassadas, mas não tenho propriedade tecnica para afirmar se sim ou não.
comentários(0)comente



Ana 21/11/2022

mais um livro de frankl lido :,)
aprender sobre a logoterapia sempre será um prazer para mim! as obras de frankl me fascinam e me fazem pensar que é essa abordagem que quero seguir na prática, ainda que talvez relacionando com a tcc.
comentários(0)comente



Siqueira 27/10/2023

A cada leitura fico mais impressionado como o Frankl conseguiu abordar a Logoterapia em tantos temas. Sua perspectiva sobre o amor é uma grande demonstração da importância do humanismo nas relações. Infelizmente, algo cada vez mais raro hoje em dia.
comentários(0)comente



Rosa Daré 09/07/2020

O sentido da vida segundo Viktor Frankl reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para conosco e para com o próprio ser humano. Assim, tendo claro um ?porquê? poderemos enfrentar todos os ?como?. Apenas nos sentido livres e seguros do objetivo que nos motiva, seremos capazes de gerar mudanças para criar uma realidade muito mais nobre.

Nós sabemos, não existe pergunta tão complicada quanto tentar definir o que é para nós isso que chamamos de ?sentido da vida?. Essa questão abarca às vezes nuances filosóficas, transcendentais e, até mesmo, morais. Por isso muito frequentemente ficamos nos clássicos ?ser feliz e fazer os outros felizes?, ?me sentir satisfeito comigo mesmo?, ?fazer o bem?, etc. 

?O homem pode conservar um vestígio da liberdade espiritual, de independência mental, até mesmo nas mais terríveis circunstâncias de tensão psíquica e física.?
-Viktor Frankl-

No entanto, são muitas pessoas que, ao tentar dar respostas a essa pergunta, sentem um profundo vazio existencial. O que é para mim o sentido da vida se a única coisa que eu faço é trabalhar, se todos os meus dias são uns iguais aos outros e se, na verdade, não encontro sentido para nada que está ao meu redor? Frente a essa situação tão comum, o célebre neurologista, psiquiatra e fundador da logoterapia, Viktor Frankl, costumava dar uma resposta bastante sensata que deve nos levar a uma adequada reflexão.

O ser humano não tem a obrigação de definir o sentido da vida em termos universais. Cada um de nós o faremos à nossa maneira, partindo de nós mesmos, a partir do nosso potencial e das nossas experiências, nos descobrindo no nosso dia a dia. E mais, o sentido da vida não apenas difere uma pessoa de outra, mas nós mesmos teremos um propósito vital em cada fase da nossa existência.
O importante é que cada objetivo nos confira satisfação e coragem para nos levantar pela manhã e lutar por aquilo que desejamos.

Em nossa época de falta de sentido para a vida e de despersonalização, o Dr. Frankl levantou uma voz solitária e forte contra a falta de dimensão humana na psicoterapia. Neste livro, ele refuta o ?pseudohumanismo? que invadiu a psicologia popular e a psicanálise. E, pela explicitação das mais significativas características humanas, ele revigora a área com muito humanismo, ao mesmo tempo que preserva as tradições inestimáveis tanto da análise freudiana como do comportamento.
comentários(0)comente



Layse.Siqueira 26/06/2024

Em alguns momentos pode se mostrar um livro um tanto técnico para ser lido por leigos. Mas ainda assim é tranquilo de ler, principalmente pra quem se interessa por assuntos relacionados a psicoterapia, mesmo no atuando na área. É bem didático.
comentários(0)comente



Bruno B. 12/07/2024

UMA GRANDE APRESENTAÇÃO
Nessa obra, Frankl apresente de forma clara e objetiva, não faço a teoria psicológica mas também a sua antropologia que formam as bases da logoterapia.
É uma grande e fundamental leitura para quem deseja conhecer ou pra quem pretende se tornar um logoterapeuta.
comentários(0)comente



Carol 24/08/2020

Para quem já fez a Leitura de "Em busca de sentido" de Viktor Frankl este é um ótimo livro para aqueles que querem dar sequência aos estudos na Logoterapia. Cada capítulo traz um tema ou conceito central dentro da abordagem de forma bastante acessível para iniciantes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina160 19/01/2024

Nesta obra, Frankl trás diversos temas do cotidiano em conexão com a psicologia logoterapêutica. É um livro não apenas para logoterapeutas mas para a leitura de todos os psicólogos, pois trás um chamado a uma psicologia voltada às demandas atuais, assim como uma psicologia mais humana.
Além de tais discussões, descreve técnicas logoterapêuticas que podem ser utilizadas tanto em clínica como para uso pessoa?.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR