spoiler visualizarDiego 26/05/2017
Da Vinci, 101 segredos do maior gênio da humanidade.
Em 15 de abril de 1952 nasce Leonardo da Vinci, o gênio da Renascença. Filho ilegítimo de um tabelião e uma camponesa, inicialmente revelado como um artista com grande potencial, se tornaria durante sua vida um especialista em construções, engenharia, invenções e matemática.
Leonardo foi bastante chegado durante a infância ao seu tio Francesco, que era fazendeiro, cuidando dos animais e passava bastante tempo em contato com a natureza para observar e desenhar as paisagens.
Sob a influência do pai, Da Vinci se tornou aprendiz de Andrea Verrocchio, onde já era um artista promissor e passou a aperfeiçoar suas habilidades na pintura, chegando ao ponto de seu professor reconhecer que nunca faria uma obra à altura.
A fama de Leonardo começou a crescer realmente após terminar seu treinamento com Verrocchio, onde abriu sua própria oficina e decidiu trabalhar sozinho. Aprimorou técnicas de pinturas, trabalhou com clientes importantes como papas, reis, a família Medici, os Sforza e César Bórgia, o Duque de Valencia. Contudo, Da Vinci tinha uma mania de iniciar inúmeros projetos e dar finalidades a uma minoria, e isso acarretava no descontentamento de alguns de seus clientes e também em prejuízo a si próprio.
Em 1483, Leonardo estava criando a maior escultura já vista pelo mundo, um grande cavalo de 8 metros que pesaria dezenas de toneladas, porém, o bronze que seria utilizado na moldagem teve que ser utilizado na guerra para confeccionar canhões, pois a França estava invadindo Milão.
Leonardo chegou a ser processado pelos monges da Capela da Immaculata pelo não cumprimento da entrega da obra no prazo. Da Vinci afirmou que os monges não haviam feito o pagamento total, enquanto os monges julgaram a obra incompleta. O processo durou vários anos.
Suas habilidades em cartografia foram utilizadas para desviar o curso do Rio Arno, porém, os canais nunca foram concluídos devido o retorno de Leonardo à Florença.
Sigmund Freud concluiu que Leonardo tinha tendências homossexuais devido ao pouco contato com a mãe e o tempo passado com os parentes de sexo masculino.
(Porque uma pessoa se torna homossexual assim!). Outra ideia de Freud era que Leonardo desejava a mãe.
As grandes obras e e projetos feitos por Da Vinci nas áreas de artes plásticas, invenções, trabalhos científicos e arquitetura são: A Última Ceia, Mona Lisa, uma metralhadora tripla, a máquina voadora, o paraquedas, o Homem Vitruviano, estudo da gravidez e projeto arquitetônico de uma cidade. Nos dias de hoje vários de seus projetos foram provados que realmente funcionam.
Por volta dos seus 3 últimos anos de vida, Leonardo esteve muito doente e não produziu muitas coisas. No seu testamento ele deixou a maior parte de suas coisas para Francesco Melzi, seu suposto companheiro, incluindo seus cadernos. Muitas de suas anotações acabaram se perdendo após a morte de Melzi e o que restou, levou alguns séculos para chegar a público.
As invenções e técnicas aperfeiçoadas do gênio que criou inúmeros códigos e que tinha uma visão a frente ao seu tempo, influenciam o mundo até hoje.