A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida




Resenhas - A falência


374 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Ana 18/05/2023

Se o livro todo fosse como os últimos sete capítulos, eu teria gostado mais. Apesar disso é um livro bom, que mostra a sociedade hipocrita e o que se esperava de uma mulher na época.
comentários(0)comente



Isadora 15/05/2023

Falência
Não gostei, o começo do livro é muito lento e ela dá detalhes demais para coisas que não precisa
A parte boa foi o final que eu não esperava o plot
comentários(0)comente



Alessandro 05/05/2023

Literatura esquecida
Excelente livro de uma autora que não conhecia. O livro me surpreendeu pela profundidade e personagens.

Parece ser mais um exemplo da literatura brasileira foi esquecida
comentários(0)comente



Eric Moss 30/04/2023

Bacaninha
Só li por motivos de faculdade, mas até foi divertido. A autora demora um pouco pra desenvolver a trama e tem contexto demais na minha opinião, mas sei lá, deve ser só implicância mesmo, já que os últimos capítulos são realmente espetaculares.
comentários(0)comente



juh.lopes 30/04/2023

Não vou mentir, comprei só porque a autora tem o mesmo nome que eu "Júlia Lopes" KKk.

Eu gostei mas n é um livro TÃO legal assim, mas não é ruimKK

Mas é legal a experiência de ler mesmo.
comentários(0)comente



Brenno 27/04/2023

Eu amo esse livro e isso me surpreende por se tratar de um clássico.

A linguagem não é tão difícil, então pude de desfrutar e aproveitar de uma leitura maravilhosa com personagens interessantes, com camadas e personalidades distintas.

Há uma crítica social muito grande também e, por incrível que pareça, tem um plot twist no final que eu fiquei em choque - e amei, é claro. É uma leitura obrigatória do UFPR, por isso eu li, mas não me senti obrigado durante a leitura, fiz por prazer.
comentários(0)comente



PedroSF 20/04/2023

Entender a História
Ao acompanharmos o dia a dia de uma típica família da elite comercial de café brasileiro do século 19, nos é apresentado um livro que traz consigo diversas questões e debates sociais acerca de temáticas como machismo e a cultura patriarcal no Brasil, Racismo estrutural e, em grande aspecto, uma crítica a todo o sistema que vingava na época - e que vemos suas cicatrizes até hoje em nossa sociedade contemporânea. A autora, na qual tem tido sua história e relevância finalmente reveladas para o grande público, consegue construir personagens muito característicos, cada um podendo representar as condições da sociedade do início da era republicana. Apesar de suas falhas, é um bom livro para entender e exemplificar o nosso passado.
comentários(0)comente



Carolina.Lazzarett 18/04/2023

O melhor livro realista/naturalista que já li. Diferente do estilo de escrita comum daquela época, a autora valorizou também os sentimentos das personagens. Tem toda a ambientação e descrição típica dessas escolas literárias, mas ainda assim tem um toque sentimental e até empático pelo oq as mulheres vivem na história. Impressionante quantos recortes de críticas social a Júlia consegue abordar em tão poucas páginas. Simplesmente impecável.
comentários(0)comente



Laah 18/04/2023

A falência
Esse livro fala sobre diversas falência sendo ela por grana ou pelo casamento. Acompanha a vida de Teodoro e Camila
comentários(0)comente



Kecia.Viana 16/04/2023

A Falência. Livro 23
Eu estou suspresa com essa autora. É um absurdo, mas a professora aqui não a conhecia.

Narrativa muito bem escrita. Personagens criativos e enredo que flui muito bem.

Tudo que o Naturalismo tem de bom! Mulheres independentes e que fazem o que querem... Claro que com algumas limitações do período
comentários(0)comente



Márcia 16/04/2023

Não se esqueça da Julia
Um retrato muito bem desenhado da sociedade do Rio de Janeiro do início do século XX , com comerciantes que enriqueceram graças a venda de café e os mais variados exemplos de trabalhadores da época ( desde ex- escravos até imigrantes). As variadas personagens femininas também retratam a condição da mulher dessa época e, principalmente, um início de mudança da condição feminina: da completa dependência a possibilidade e a necessidade de trabalhar. Também apresenta um belo desenho das relações familiares da época.
O texto é muito bom: claro e fácil de ler.
A experiência de leitura da Júlia Lopes me foi uma grata surpresa. Ela se mostra uma grande autora esquecida injustamente.
comentários(0)comente



Dani 16/04/2023

Eu curti
No final eu já tinha esquecido do capitão kkkkk, deu uma vontade de querer saber um desfecho aaaaaaa
comentários(0)comente



Najúlia 12/04/2023

A falência.
O livro é cansativo, porque tudo é extremamente detalhado oq torna difícil o foco e atenção total na história. Mas todas as críticas por trás são muito interessantes e mostram todo o potencial que sempre existiu nesse realismo brasileiro.
Por ser mulher, Júlia Lopes não teve um espaço dentro da literatura brasileira na sua época. A autora, considerada uma das primeiras feministas brasileiras, traz em seu livro "A falência" uma crítica ao modelo patriarcal da época.
A história é repleta de tópicos importantes e comuns no fim do século XIX e até mesmo nos atuais, como suicídio, machismo, a visão submissa a qual submetiam a mulher, traição e casamento por interesse.
(??? por causa da ótima trama)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



h2l 30/03/2023

Fiquei um pouco perdida na história, muitos personagens mas é intrigante, a versão que eu li foi resumida possivelmente isso interferiu por não ter entendido direito.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR