spoiler visualizarMatteus5 13/05/2024
A mulher do século XIX
Em "a falência", Júlia Lopes descreve a vida da família Teodoro, uma rica família comandada por Francisco Teodoro, um grande comerciante de café. Francisco é português e veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida, com muito esforço e labor conseguiu montar sua casa de café e se tornar um dos maiores nomes do ramo. Casou-se com Camila, uma jovem pobre, e tiveram 4 filhos: 3 mulheres e um homem.
A narrativa permeia o cotidiano dos personagens, em especial das mulheres da casa, que aparecem com grande ênfase e destaque. Francisco possui características de pai amoroso e marido prestativo, contudo, chega a ser um homem muito ganancioso e arguto. A trama gira em torno da mulher de Francisco, Camila, e sua relação com o Doutor Gervásio, o médico amigo da casa, que tem um caso com Camila.
A autora desenvolve o tema da traição com muita minúcia em detalhes. O adultério feminino não é uma coisa incomum nos textos dessa época, muito pelo contrário, é algo até repetitivo; porém, aqui Júlia dar um ar de dependência de Camila ao marido e ao amante, sua relação com eles é estritamente necessária, a 1° pelos filhos e pelas vantagens do dote, e a 2° pelo amor.
Camila torna-se uma personagem detestável em diversos momentos, pelo que faz ao bondoso Francisco. Entretanto, Francisco havia a traído anteriormente, e o fato dela fazer o mesmo remete a uma velha lei babilônica.
No fim, Camila assume sua independência, vivendo junto a suas filhas sem o marido e sem o amante.
Ressalvas: há alguns pontos que devem ser destacados ainda. A história do Capitão Rinos é ótima, servindo para dar maior ênfase aos perigos que circundam Camila ? e também deixando um gancho no final do livro. Há também Mario, filho de Francisco e Camila, que mais uma vez serve como escada para no fim elevar a mãe ao patamar da independência.
Em síntese, o livro é muito bom, o contexto histórico e a descrição dos pensamentos e ações da época ajudam se situar no tempo, porém, a jogada da maioria dos personagens servirem como escada para Camila, que, no geral, é uma personagem chata, torna a ibra um tanto monótona, sem omitir seu brilho