A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida




Resenhas - A falência


374 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Vania.Cristina 29/07/2023

O protagonismo é de uma pequena coletividade: uma família
Mais uma mulher brasileira, intelectual e de sucesso, que foi apagada da história cultural brasileira. Um absurdo isso! Ainda bem que está sendo minimamente lembrada agora. O livro é ótimo, fluido, com personagens sólidos. Julia publicou A Falência em 1901, trata-se de uma livro do Realismo com pitadas do Naturalismo. Traz crítica social e não idealiza personagens e suas relações. Fala da miséria na cidade, critica a burguesia e suas hipocrisias: traição matrimonial, ambição desmedida, vaidade fútil... O Naturalismo buscava estar antenado com o pensamento científico e registrar isso em suas obras, mas o determinismo e o darwinismo social, pensamentos correntes na ciência da época, hoje estão ultrapassados. Por isso alguns trechos da obra podem parecer ofensivos a nossos olhos quando trata de questões raciais. Mas Julia era uma mulher que defendia direitos civis, a abolição da escravatura, a autonomia das mulheres, o sufragismo e a República. Tinha um pensamento à frente da sociedade da época. Interessante que àprincípio o comerciante Teodoro parece ser o protagonista da história, mas não é. O protagonismo é da família como coletividade, e conforme a história toma corpo, ele passa a ser cada vez mais das mulheres dessa família. Vale dizer que a protagonista da história é a própria falência, mas a falência dessa família em especial. Achei o final surpreendente, principalmente os últimos parágrafos.
comentários(0)comente



Daniel Andrade 29/07/2023

Espetacular.
Antes de ser colocado como leitura obrigatória do vestibular da UFPR, nunca tinha ouvido falar desse livro. O que é uma vergonha. Julia Lopes de Almeida é genial e muito, mas muito a frente de seu tempo. Talvez por isso tenha sido desprezada (e ainda é) por escolas, professores de literatura e pela própria ABL. Tudo que falar aqui será spoiler, então só digo: leia. Hoje. Amanhã. Quando puder.
comentários(0)comente



Toninho leituras ofc 22/07/2023

Uma história leve e divertida
Adorei o livro. Achei a história super fluída e bem tranquila no que tange a facilidade para compreender o que está acontecendo.

O livro tem vários personagens secundários, o que em alguns momentos acaba sendo um pouco confuso, porém nada que atrapalhe a experiência.

O contexto histórico é fantástico. Devido à época em que a história se passa, temos muito presente as altas e baixas do preço do café.

O desenvolvimento dos personagens foi muito bom. No final nós acabamos conhecendo melhor um pouco de todos eles, como por exemplo a impressão clara de que a Ruth era a filha favorita do Francisco (provavelmente por ser a com mais chances de ter um futuro promissor).

Também, as nuances da história que não se referem ao empreendedorismo cafeeiro, como por exemplo o romance de Camila com o Dr. Gervásio, dão à história um teor mais infame. Então, se a época em que o livro foi publicado for levada em consideração, pode-se imaginar que foi até motivo para polêmicas retratar o adultério de forma tão humana.

Em modos gerais, uma história muito gostosa de se ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



melz0ca 14/07/2023

Começo arrastado, final perfeito
Denovo, mais um livro que li por causa do vestibular. Achei muito interessante história, mas demorei um pouco pra engatar na leitura.

O começo é beeeem arrastadinho, mas o final é muito bom. Como eu vi na resenha de alguém: se a história inteira fosse igual aos últimos capítulos ela seria perfeita. O livro também aborda o feminismo, algo que não era muito "famoso" na época em que foi escrito.

Enfim, recomendo para quem gosta de clássicos.
comentários(0)comente



Lia 13/07/2023

Não é muito meu estilo
Achei um livro bem interessante e diferente de outros clássicos, principalmente pelo fato de abordar a questão feminina em uma época tão machista.
Confesso que me perdia em grande parte da leitura pelas descrições exageradas, mas no geral é bom
comentários(0)comente



alicesantoss_ 10/07/2023

Acho que esse foi o clássico com escrita mais tranquila que eu já li, não tem vocabulário difícil nem nada
achei a história ok
comentários(0)comente



ares 30/06/2023

Demorou muito pra engatar a história, mas valeu a pena.
Gosto muito do realismo e da forma como o livro expõe problemas de época que nos perseguem até hoje; O livro tem inúmeras críticas relacionadas ao papel da mulher na sociedade e à hierarquia, que coloca a mulher na mais baixa posição.
Também notei diversas críticas ao racismo e à escravidão, e até algumas à Igreja católica, se você reparar bem.
Enfim, um livro genial, com um ótimo final e uma proposta interessante.
comentários(0)comente



LetAcia 18/06/2023

Não estava dando muito por esse livros, mas eu amei!!!
A real ?falência? só aconteceu mais para o final do livro. Ele é beeem mais voltado para as relações entre os personagens e uma grande fofoca kkk
comentários(0)comente



Emanuelle 09/06/2023

Nada muito novo
A história vai contar sobre o cotidiano da elite burguesa brasileira, e além do adultério, não existe um plot durante o desenvolvimento, o livro só passa a ser realmente interessante nos 80% do livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nayra 02/06/2023

Oii Skoob, eu ainda leio.
Não gostei, achei nada a ver isso aqui, algumas partes são legais e tals, mas não gostei dessa gente não, povo ingrato que só vive pra dinheiro, eu em, só se salva os mais novos.
comentários(0)comente



Eduardha 28/05/2023

Leitura de vestibular que deixei pra ler só no momento da faculdade. Eu gostei! Um livro bom e bem escrito
comentários(0)comente



Livia2291 26/05/2023

Mt legal, além de pontuar várias questões socioeconômicas presentes até os duas atuais no país!!! Merece mais reconhecimento
comentários(0)comente



Isabela.Felizardo 21/05/2023

A falência.
Eu adorei esse livro! Julia Lopes simplesmente escreve muito bem. Algumas vezes eu me identifiquei com a Camila, mesmo que não fosse literalmente a situação. Enfim, gostei do desenrolar e de algumas discussões feitas durante o livro.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |