A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida




Resenhas - A falência


374 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


lucasgsan 03/12/2023

Como uma novela?
Adorei o livro. Ele conta a história de Francisco Teodoro, um imigrante português que enriqueceu a partir do trabalho duro em seu armazém de café. Ele casa com Camila e tem quatro filhos: Mário, um tanto rebelde, Ruth, que adorava música e livros e as gêmeas Rachel e Lia.

O contexto histórico é o final do século 19, um Brasil que vivia os primeiros anos da República, a escravidão recém abolida (porém somente no papel) e o capitalismo em ritmo acelerado, provocando grandes movimentos na economia - essa por sua vez sustentada pelo café, o principal produto do pais.

A trama gira em torno da falência da família Teodoro, tanto financeiramente (o patriarca investe na bolsa de valores por ganância e influência dos amigos e acaba perdendo tudo) quanto moralmente (vemos as relações sociais dessa família serem constantemente abaladas. Camila trai o marido com Gervásio, médico da família. Mário é irresponsável e vive por aí gastando dinheiro desenfreadamente e as outras filhas e criadas tentam sobreviver como podem.

Um livro que fala e reflete bastante sobre o papel da mulher na sociedade; que mostra um retrato de como era o funcionamento daquela sociedade no fim do século 19.

Uma escrita simples e objetiva, mas que abarca diversas temáticas importantes e navega pelo psicológico dos personagens e em suas principais dores e aflições. Recomendo demais a leitura!!
comentários(0)comente



Mayy Matias 01/12/2023

Entre o dinheiro e o amor
Que história inteligente!!
O início foi meio lento, mas a metida que o enredo ia ganhando forma tudo se abriu. É uma história realista de como a sociedade brasileira se construiu e de como as mulheres foram vistas por muito tempo, se é que ainda não são. Mas entre o exagero do luxo dessa família, entre o amor de Teodoro pelos bens e o amor de Camila pelo médico muitas lições podem ser tiradas, mas só lendo para entender.
Achei uma leitura enriquecedora e apaixonante. E o final... O final foi perfeito me deixou entre querer uma continuação e aceitar esse desfecho, uma sensação boa de um fim sem fim.
comentários(0)comente



Nicinha 30/11/2023

"A Falência" de Julia Lopes de Almeida oferece uma visão rica e complexa da sociedade da época do café e da república, explorando a decadência de uma família abastada devido a investimentos equivocados na bolsa. O romance proporciona uma imersão emocional ao centrar-se no relacionamento entre Camila e o médico da família, Doutor Gervásio, enquanto aborda questões profundas como preconceitos, deveres familiares e as expectativas sociais sobre a virtude feminina. A trama parece ser uma crítica perspicaz aos padrões sociais da época, explorando a fragilidade da honra da mulher perante a sociedade e desafiando concepções tradicionais sobre seu papel na família.
comentários(0)comente



phdiaspena 28/11/2023

Mulheres Unidas.
Júlia Lopes de Almeida, contemporânea do gênio Machado de Assis, escreve um romance disruptivo e inestimável ao reconhecimento da mulher no século XIX. Nesse viés, trago os porquês abaixo.

A falência, camuflado inicialmente como mais uma obra sobre um fidalgo português que enriqueceu com a exploração de mão de obra barata no Brasil, tece, por meio das personagens ilustres femininas, um universo inteiro. Nesse sentido, o livro reflete sobre o mito da fidelidade (somente o homem pode ser adúltero e seguir tendo honra na sociedade), o amor e a independência feminina - assunto novo na época em que o livro havia sido lançado.

Logo, concluo, a partir da leitura, o livro como uma obra de custosa leitura, devido ao extremo uso de descrições do ambiente e das situações. Além disso, é como se a escritora tenha guardado os principais acontecimentos aos finais capítulos, algo como um "Grand Finale".

Portanto, não é um livro de fácil leitura, principalmente a quem está começando. Contudo, aos interessados, recomendo imensamente.
comentários(0)comente



cammealves 18/11/2023

Genial, simples e melódica
Leitura leve e simples. A autora possui uma forma de escrita tão fluida que soa melodiosa.

Na simplicidade da escrita traz verdades profundas e, por vezes, dolorosas. Nada em sua escrita é pobre. Cada junção de palavras torna a narrativa harmoniosa e mesmo vendo o desenrolar da tragédia, a leitura não fica pesada.

Me encantei com a forma como uma mulher, vivendo em um época ainda tão impositiva contra as mulheres e sua liberdade, escreveu exatamente sobre a liberdade de suas iguais. Com o cuidado de não ser tão direta, traz à vista que mulheres não precisam de homens para viver, sejam eles quem forem, ao mesmo tempo em que mostra a realidade da época em que a mulher que se sustentava, normalmente pobre, não era digna, pinta a alegria que se abre no coração da mulher que percebe ser capaz e dona de si.

A história é contada num desenrolar bem sútil e detalhado de uma realidade rica e luxuosa exatamente para ao final demonstrar a capacidade de se refazer.

A sutileza da autora de por a mulher no lugar primeiro da história, todas elas, em momento ou outro sempre trazendo à superfície seus atos, falas, silêncios até; em uma narrativa que, aparentemente, o homem é o personagem principal, quando na verdade os usa, a todos os homens da história, como coadjuvantes, fracos, acessórios para a ascensão da liberdade e da força da mulher.
comentários(0)comente



skuser02844 08/11/2023

deveria ser mais valorizado
livro incrível, a escrita muito leve mesmo com todo o detalhamento. a obra conseguiu me prender na leitura de um jeito que poucas fizeram, e faz com que a gente se apegue aos personagens e suas vivências. o final é IMPACTANTE, todo o desfeixo de teodoro, camila e gervásio é cercado de problemas e situações emocionantes. gostei demais!!
comentários(0)comente



Anna 04/11/2023

Uma fofoca bem feita?
?sobre um casamento por interesse, um amante nada discreto, um homem trabalhador e muito rico, uma família burguesa e uma falência.
Mas também sobre a época escravista, a vida de aparências, a ambição demasiada, e, principalmente, uma mulher que descobre tardiamente o seu poder.
comentários(0)comente



Cristina Huang 02/11/2023

Demorei mas finalmente terminei de ler tudo e posso dizer que é uma bela história.
A experiência que eu tive com esta leitura, foi digamos um pouco complexa. O primeiro capítulo foi simplesmente tenebroso, eu havia caído de paraquedas, não sabia nada da história e o vocabulário era difícil é muito descritivo que simplesmente tive que reler reler diversas vezes para entender. Se você consegue passar do primeiro capítulo, o resto do livro será facílimo de devorar.
Além de que consegui sentir a maioria dos sentimentos que os personagens estavam passando e tudo é narrado com riquezas de detalhes além de uma ótima escrita.
E claro, sempre como uma boa leitora, tenho os meus queridinhos que se pudesse eu defenderia com todas as minhas forças.

Por fim, a leitura foi completamente satisfatória, tem cada emoção diferente que você consegue sentir exatamente cada detalhe, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Juba 29/10/2023

Novelão gostoso
"? Trata-se de um amor um pouco parecido com o nosso.
? Então não leio. Sei que está cheio de injustiças e de mentiras perversas. Os senhores romancistas não perdoam as mulheres; fazem-nas responsáveis por tudo ? como se não pagássemos caro a felicidade que fruímos! Nesses livros tenho sempre medo do fim; revolto-me contra os castigos que eles infligem às nossas culpas, e desespero-me por não poder gritar-lhes: hipócritas! hipócritas! Leve o seu livro; não me torne a trazer desses romances. Basta-me o nosso, para eu ter medo do fim." (p.32)
comentários(0)comente



second.evan 26/10/2023

NÃO APOSTEM NA BOLSA DE VALORES!!!!!!!!!!!!!! ABAIXO AOS SITES DE APOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lívia 21/10/2023

Vamos lá
Demorei muito para ler. As primeiras paginas se arrastam e arrastam maaaais. Enfim, achei o início muito chato.

Poderia ser uma novela das 6, e acho que seria mais legal assistir do que foi ler.

O livro fica bom mesmo mais pro final, que foi quando me prendeu na leitura.
Imagino que a autora, com a história, queria falar sobre temas como o dinheiro, riquesa, machismo, entre outros da época de forma cotidiana, só não entendi se a falência era pra ser o foco da história, visto que só acontece depois da metade do livro.
Os plot twists foram muito bons, e o final foi legal tbm, só achei meio "acabou e é isso".






Mário, eu nunca gostei de você
comentários(0)comente



Thaís 21/10/2023

Leitura obrigatória para a prova da UFPR. Nossa literatura necessita ser mais apreciada, o livro é muito bom!!!
comentários(0)comente



julhapa 18/10/2023

A falencia
Me surpreendeu muito, pensei que seria algo mais machista e o final desmente totalmente meu pensamento, eu acabei amando o livro, apresar de ter quase desistido na metade dele, por conta do final, realmente trouxe uma satisfação pra mim ver que o final não seria do jeito que pensei, achei lindo, achei que as escritas, palavras, contexto são bons, tanto que chega uma parte que não dá vontade de parar de ler mais, porém o começo do livro é chatinho, tirando isso achei incrível
comentários(0)comente



groli 17/10/2023

A Falência
A falência é uma das melhores histórias da literatura brasileira que eu tive contato. As personagens são muito cativantes, a descrição do cenário me ajudou muito a imaginar os locais, e minha parte favorita foi, sem dúvidas, os plots twists! Recomendo para todo mundo.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |