Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez




Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1


162 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


thaahsousa 30/06/2009

Interessante, porém Cansativo..
O livro é MUITO interessante, com muitos detalhes, e descrições capazes de fazer com que a pessoa seja trasportada para o lugar e acompanhe os acontecimentos 'ao vivo' diretamente da sua imaginação. Entretanto, o excesso de detalhes tanto em descrição de lugares, como relação com a química, matemática, fisica e biologia (afinal, trata-se de um experimento científico) torna a leitura cansativa e fatigante.
Luis.Henrique 19/01/2017minha estante
Interessante...mas infelizmente cansativo e exagerado nos termos tecnicos. Mas uma historia muito legal para ler.




Fernanda4153 14/09/2012

Chato no inicio!
Emocionante!!!
Maravilhoso!!!!!
Dani Eiko 25/05/2017minha estante
Estou na parte chata ?




David767 08/07/2010

Bom - mas tem que ter muita paciência...
Bem, vamos lá, começando com os pontos fracos e depois passando aos pontos fortes:

Pontos Fracos:

1. O livro é extremamente detalhista! E isso me deixou profundamente entediado várias vezes, me fazendo pular páginas e páginas de informações completamente inúteis para o desenrolar da estória, como medidas de física quântica, propriedades de certos vegetais, descrições infinitas de locais, etc. Isso foi um fardo bem pesado, pois ODEIO livros assim.

Pontos fortes:

1. Descreve a vida no tempo de Jesus Cristo, os costumes, as tradições, os locais... isso, pelo menos para mim, é sempre muito interessante!

2. O livro é realmente muito bem escrito. Na verdade, J.J. Benítez é um gênio! É impressionante a riqueza de detalhes com que ele reconstrói a época e as personagens. Deve ter dedicado anos e anos de pesquisa!


Agora uma consideração neutra. O livro contesta muitas passagens bíblicas, o que pode ser uma coisa ruim se o leitor for um religioso fervoroso...
Lu 08/07/2010minha estante
Realmente...até a parte que eu li os detalhes são tantos que você começa a achar que o major voltou mesmo na época de Cristo...




Mel Fernandes 25/06/2021

Será que...?
Daqueles livros que você fica invocadx pensando... será que isso é ficção mesmo...? E torcendo pra não ser.
Juliana 25/06/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse livro!




Felipe.Ribeiro 01/04/2022

Muito bom
O autor narra a vida de Jesus com tantos detalhes, que em alguns momentos eu senti que estava presente na cena.
A história me despertou vários sentimentos: amor, raiva, angústia, ódio, sofrimento, paz.
Miriam 27/06/2022minha estante
Nossa, vc descreveu exatamente o que senti ao ler os livros. Me empolguei tanto que ja li até o quinto volume. Os detalhes das conversas individualizadas nos leva a viajar até aqueles dias. Realmente, desperta sentimentos, fui varias vezes às lagrimas.




Wagner Fernandes 08/12/2022

Seria melhor em 300 páginas!
Muito prolixo.
"CAVALO DE TROIA", escrito por J. J. Benítez, é uma ficção científica que conta a viagem no tempo de dois astronautas americanos ao ano 30 d.C. e um deles acompanha os passos de Jesus na última semana antes da crucificação. A primeira parte começa com uma trama que lembra filmes de espionagem, telefonemas, encontros secretos, pistas que levam a documentos sigilosos, perseguição do FBI, etc. Foi bem bacana. O autor se coloca como o personagem central aqui. Depois a história conta o relato do manuscrito do "Major", o astronauta, e sua viagem secreta no tempo. É um pouco maçante pois descreve detalhes técnicos do funcionamento do programa, da nave, chamada "O Ninho", e enche o texto de notas de rodapé.
A parte com detalhes históricos sobre a administração, intriga e conflitos na corte romana é até interessante.
O livro tem, sim, seus altos e baixos, e compensa ler se você gosta de História e tramas palacianas e costumes do Oriente Médio da época de Cristo.
Os trechos que achei tediosos são alguns diálogos de Jesus com Jasão (o codinome do astronauta "Major") e as grandes citações do texto bíblico - simplesmente transcritas para encher páginas!
"CAVALO DE TRÓIA" tem boas passagens, mas E-XA-GE-RA na fantasia tentando associar Jesus e anjos a extraterrestres em discos voadores. Por que Deus e anjos precisariam de espaçonaves?
E o autor tenta impor sua interpretação das palavras de Cristo, infundindo suas crenças de que Jesus e os anjos eram alienígenas segundo o conceito da ufologia que ele advoga.
Tirando o disco voador e a associação de Jesus com extraterrestres, a narrativa foi até  empolgante. Uma FICÇÃO com uma historinha envolvente (assim como "O Código Da Vinci"). Claro, ainda repleta de notas, notas e mais notas!
O livro cairia bem em 300 páginas, mas nos é entregue um volume de quase 600! Algumas notas trazem curiosidades sobre os costumes da época. O castigo que sofria o desertor ou o sentinela que dormia em serviço era bem severo. Alguns eram condenados à morte. A explicação do porquê os guardas jamais poderiam ter abandonado o posto junto ao túmulo de Cristo faz total sentido em vista dessas punições.
No geral, valeu a leitura. Foi como subir um monte. Você começa empolgado, fica exausto na metade, quer desistir, mas ganha ânimo próximo do final. Bem assim.
E o final trouxe um gancho poderoso para o volume 2.
MAS... não pretendo continuar a leitura. As partes legais não compensam a chatice das demais.
Leia um RESUMO. Vale mais a pena.
romulo mafra 03/09/2023minha estante
assino embaixo!!! muita enrolação, e pensei exatamente isso, poderia ter sido a metade e por essa razão não vou ler o segundo (ah, outra coisa, pq não esperaram mais tempo, tinham de voltar logo no domingo às 7h sabendo do que estava pra acontecer?)




Junior 18/02/2011

Cansativo
O tema central (viagem no tempo) é muito interessante e eu fiquei ainda mais curioso depois de ouvir vários comentários sobre a estória "real" descrita no livro, isso há uns bons anos atrás.

Apesar de ter em mãos uma boa estória, o autor, na tentativa de provar que tudo aquilo era mesmo real, conseguiu tornar a leitura deste livro extremamente fatigante, detalhando demais os procedimentos técnicos e toda a tecnologia que permitiram a tal viagem. Hoje, o livro soa um tanto quanto defasado, para não dizer ridículo (lembrando que intenção do autor era de vender a estória como real) em relação à tecnologia, o que deixa a coisa meio que sem graça. Muito melhor seria se o livro tivesse sido levado pelo autor como o que ele realmente é: um bom livro de ficção.
e-zamprogno 05/08/2011minha estante
A acusação de que a história é fatigante por excesso de detalhamento "técnico" dos procedimentos procede, mas isto ocorre num trecho muito curto do livro, apenas no começo. Vencida esta parte, todo o resto é muito interessante.




Marcio 11/01/2013

Pior Livro Já Feito
Muito chato, são páginas e páginas onde o autor não fala nada! Chegou ao cúmulo de descrever uma cadeira em 5 folhas frente e verso. MUITO CHATO!
Ophirus 01/08/2013minha estante
Sua resenha me fez chorar de tão perfeita...




Eliza Carvalho 01/10/2022

Levei 04 eras p ler. Se vc quiser ler, pule os rodapés. O livro é arrastado, cheio de detalhes extensos. Fique preparado p encarar isso. Fique preparado para encarar a descrição do sofrimento. O livro é bom, mas tudo muito arrastado.
Nelly Nasre 01/10/2022minha estante
Amo essa série, inclusive recomendo. E eu faço exatamente isso, vou pulando as descrições e vou pra parte que importa ?




LeandroAlmighty 27/01/2009

O relato é muito detalhado e convincente, às vezes dá pra esquecer que é tudo ficção. Há explicações científicas para tudo, mas não posso afirmar se fazem jus à realidade, pois não sou especialista nos assuntos abordados. Mas é um livro muito rico, apesar de ter muitas partes muito cansativas.
comentários(0)comente



Raquel Lima 27/01/2009

Marcou época!
Li os 04 volumes há muito tempo. Na época, tornou-se uma bíblia. Apesar de ser uma ficção, sobre a história sagrada para o cristianismo, a vida de Jesus Cristo, o livro consegue dar a sensação histórica de estar presente aos dias que esta famosa e importante história se passou. Para quem gosta de história é uma verdadeira viagem no tempo.
comentários(0)comente

Heurj 23/04/2010minha estante
Raquel, tb li 4volumes, mas já são 9 volumes... rssssssss



Preciso retomar a leitura e ler os outros.



Ps. Vc não é uma Raquel q estudo no Martins-Meier ? É ?




Lima Neto 13/06/2009

apesar do livro possuir, em dados momentos, tantos detalhes de química, física, matemática e outras ciências, que torna a leitura meio "travada" e cansativa, são justamente estes que fazem com que o leitor pense "Nossa! não é possível um homem ter IMAGINANDO tudo isso, não; isso aconteceu!".
fora esses excessos de detalhes, que tornam a leitura cansativa, mas que dão o ar de verdade à história, é uma leitura prazerosa, muito bem desenvolvida e envolvente.
comentários(0)comente



Jumpin J. Flash 25/08/2009

Recomendável
De toda a série Operação Cavalo de Tróia, li apenas este livro (dizem que é a única que vale a pena), e o achei muito bom. Destaco o mistério inicial que protege o relato do Major, a ficção científica de boa qualidade que fala da manipulação de swivels (o que permite a volta no tempo) e a impressionante reconstituição histórica da antiga Jerusalém, com as tradições, práticas e costumes judaicos e romanos. O escritor menciona dezenas de fontes históricas fidedignas, inclusive escritos rabínicos, o que empresta ao livro um adequado arcabouço real, onde costumam vicejar as boas ficções. Vale a pena, de verdade!
comentários(0)comente

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,o segundo volume deixa a desejar




Tati 19/12/2009

Viagem no tempo!!!
Sou suspeita pra falar, pois acho um dos meus assuntos prediletos é sobre Viagens no Tempo!!! Passado/Futuro!!! Principalmente um passado muito distante!!!
E viver os últimos dias de Cristo, conhecê-lo, acho que era tudo que um cristão gostaria de viver!!! Esse livro enigmático, super detalhado, nos leva a este passado e nos faz viver cada segundo o que o protagonista da história presenciou!!! Eu não consegui parar de ler este livro!!! Confesso que no início, principalmente para quem não curte física, que não é o meu caso, vai ficar meio desanimado com a leitura, mas depois chega a um ponto que vc não irá desgrudar do livro!!! Eu me emocionei mto!!! Agora é partir pra leitura dos demais e ver se são tão bons quanto este, o primeiro!!! Mas antes vou relê-lo, pois já tem mtos anos que li, para dar seguimento aos outros volumes.
comentários(0)comente



ReMFula 17/11/2024

O primeiro
Resenha de Operação Cavalo de Troia 1 ? J.J. Benítez

"Operação Cavalo de Troia 1" é o primeiro volume de uma das séries literárias mais icônicas de J.J. Benítez, publicada pela primeira vez em 1984. Esta obra combina ficção científica, mistério e espiritualidade em uma narrativa que busca explorar os eventos da vida de Jesus Cristo com uma abordagem inovadora. O livro cativa os leitores com sua mistura de detalhes históricos, teológicos e imaginativos, criando uma experiência única e provocativa.

---

Contexto Geral

A trama se baseia em uma alegada missão ultrassecreta conduzida por dois militares americanos que viajam no tempo para testemunhar, em primeira mão, os últimos dias da vida de Jesus Cristo. Narrado como se fosse um relato documental, o autor apresenta o diário do Major, um dos protagonistas, misturando sua pesquisa sobre o tema com a narrativa ficcional, o que aumenta a sensação de realismo.


---

Enredo

A "Operação Cavalo de Troia" é uma missão científica organizada pela Força Aérea dos Estados Unidos. Utilizando tecnologia avançada de viagem no tempo, o Major e seu copiloto, Jason, são enviados ao ano 30 d.C., na Palestina, para observar e documentar os eventos históricos e espirituais relacionados a Jesus Cristo.

O livro narra a chegada dos protagonistas à época, os desafios que enfrentam ao se adaptar ao ambiente e, principalmente, suas interações indiretas com as figuras bíblicas. O Major descreve em detalhes momentos cruciais, como o Sermão da Montanha, os encontros de Jesus com seus discípulos e os eventos que antecedem a crucificação.

Ao longo da narrativa, o autor propõe interpretações alternativas sobre os ensinamentos de Jesus, apresentando-o como um ser profundamente humano e ao mesmo tempo dotado de uma espiritualidade incomparável.


---

Temas Principais

1. Viagem no tempo e ciência: O livro apresenta uma visão científica intrigante sobre a possibilidade de viajar no tempo, envolvendo conceitos teóricos e tecnológicos que misturam ficção e especulação.


2. Espiritualidade e religião: Explora os eventos da vida de Jesus com uma abordagem inovadora, questionando dogmas e propondo uma visão mais humanista e acessível de Cristo.


3. Conflito entre fé e razão: Os protagonistas, especialmente o Major, vivenciam um confronto interno entre sua formação científica e a experiência espiritual que testemunham.


4. Humanização de figuras históricas: Jesus, seus discípulos e outras figuras bíblicas são apresentados de maneira profunda e realista, indo além das descrições tradicionais.




---

Estilo e Linguagem

A escrita de J.J. Benítez é detalhista e imersiva. O autor utiliza uma linguagem que combina termos técnicos, como descrições de instrumentos científicos, com reflexões espirituais profundas. Essa fusão de estilos dá à obra um caráter único, embora possa ser desafiadora para leitores menos acostumados a descrições longas e minuciosas.

Benítez constrói o suspense de forma gradual, equilibrando a tensão científica e os aspectos espirituais. Além disso, o tom documental do diário do Major confere à narrativa uma autenticidade envolvente, mesmo sendo uma obra de ficção.


---

Impacto e Relevância

"Operação Cavalo de Troia" é uma obra que divide opiniões. Para muitos, é uma jornada transformadora que oferece uma nova perspectiva sobre a figura de Jesus e sua mensagem. Para outros, é vista como controversa, desafiando crenças religiosas tradicionais.

Independentemente da interpretação, o livro é inegavelmente provocador. Ele estimula debates sobre espiritualidade, história e ciência, tornando-se um marco na literatura que mistura esses temas.


---

Pontos Fortes

Inovação temática: A combinação de viagem no tempo e espiritualidade é criativa e instigante.

Detalhismo histórico: As descrições da Palestina do século I são ricas e bem pesquisadas, proporcionando uma imersão completa ao leitor.

Reflexões profundas: O livro apresenta questionamentos sobre a natureza divina de Jesus e sua mensagem universal, estimulando o leitor a repensar conceitos.



---

Pontos Fracos

Extensões descritivas: As longas explicações técnicas e históricas podem ser cansativas para leitores que preferem uma narrativa mais direta.

Tom controverso: Algumas interpretações propostas podem não agradar a leitores com crenças religiosas mais conservadoras.



---

Conclusão

"Operação Cavalo de Troia 1" é uma obra ambiciosa que desafia as convenções literárias e religiosas. J.J. Benítez combina ficção científica, espiritualidade e história em uma narrativa que não apenas entretém, mas também provoca reflexões profundas sobre fé, ciência e a figura de Jesus Cristo.

Para aqueles que apreciam histórias que questionam paradigmas e expandem horizontes, este livro é uma leitura indispensável. Entretanto, é necessário abordá-lo com a mente aberta e disposição para enfrentar descrições complexas e conceitos desafiadores. É o início de uma série que promete uma jornada transformadora e inesquecível.
comentários(0)comente



162 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR