Pedro Costa 29/08/2023
Das Fábulas E Contos De Fada
Pois é... A esperança é a última que morre! E eu sequer cheguei ainda a uma sólida conclusão quanto a representar esta máxima um mero enunciado otimista, típico da tão dúbia quanto simplória sabedoria popular ou, bem ao contrário, não passar de um mórbido e pessimista vaticínio, baseado em uma das interpretações possíveis para o mito da Caixa de Pandora, onde a esperança figura como o derradeiro remanescente dos grandes males que assolam a humanidade. É o impasse da vez, que me resta ao concluir a leitura de As Batalhas Do Castelo, de Domingos Pellegrini.
Originalmente direcionado ao público jovem, o livro vem de uma safra diferenciada, do final dos anos 1980, época em que, embora sob a forte tendência ideológica que então grassava camuflada por entre as sombras, os meios de produção e disseminação intelectual felizmente ainda não haviam sido totalmente tomados pela propaganda progressista, com sua visão, quando não utópica, desonestamente distorcida da realidade... Assim, é desse tempo que, vez por outra, deparamo-nos com uma obra prima como esta, digna de se recomendar aos filhos e netos, a fim de neles semear princípios e valores salutares, em meio ao tanto de lixo que se vê por aí.
Até pelo público a que se destina, as personagens são leves, a trama é simples e a narração serve-se de um vocabulário extremamente acessível, tornando a leitura rápida e descontraída. Contudo, mesmo para mentes maduras e experimentadas ela pode ser bastante proveitosa, já que há sempre a possibilidade de reacender o ânimo para a luta, ainda que as batalhas pareçam perdidas; o desafio maior está sempre em vencer os obstáculos dentro de si mesmo. Como nas lendas e fábulas, as lições são atemporais e deixam o leitor com uma reconfortante sensação de que, no final, tudo vai dar certo.
Belo livro! Como alguém já comentou, eu também saí dessa leitura ainda mais empolgado para escrever.
Recomendo-o aos infanto-juvenis de todas as idades.
Pedro Costa.
site: “Pensando Bem...” (https://pedrolcosta.blogspot.com/)