xzsatur.no 22/04/2024
?Lá e de Volta Outra Vez.?
?Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca nojenta, suja, úmida, cheia de pontas de minhocas [...] Era uma toca de hobbit, e isso significa conforto.?
Eu já perdi as contas de quantas vezes durante minha vida de leitora eu quis começar a ler os livros de Tolkien. Depois de tanta enrolação, finalmente decidi que ?O Hobbit? seria o meu primeiro contato com o autor. Foi uma ótima escolha.
?O Hobbit?, de J.R.R. Tolkien, publicado em 1937, conta a história de Bilbo Bolseiro, um dos hobbits mais respeitáveis do condado. Levando uma vida simples e confortável, até que um dia, um mago e treze anões aparecem em sua casa fazendo uma grande confusão e estardalhaço.
A trama começa quando Gandalf, o mago, e um grupo de treze anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, aparecem na casa de Bilbo e o convidam para se juntar a eles em uma jornada para recuperar o tesouro tomado pelo dragão Smaug na Montanha Solitária. A princípio relutante, Bilbo acaba aceitando o convite e parte em uma jornada cheia de perigos e desafios.
Bilbo enfrenta trolls, goblins, aranhas gigantes e até mesmo um dragão. Uma jornada cheia de aventuras e ação, mas também amizade, lealdade, coragem, redenção, mensagens de superação e heroísmo.
Estou feliz por ter lido este livro, mas também estou triste por ter acabado tão rápido. Escrita simplesmente genial e encantadora, gostei muito.
E você que ainda não leu ?O Hobbit?, simplesmente pare de perder tempo.
?Em cinco abetos, quinze
passarinhos,
do fogo às suas penas veio um
ventinho!
Que aves gozadas, não
tinham asinhas!
Ó, que faremos com essas
coisinhas?
Assá-las vivas ou mandá-las
pra panela;
fritar, ferver, comer à
cabidela??
Junte-se a mim e venha cantar essa canção certamente assustadora.