paulapslva 24/03/2024
"E assim vem a neve depois do fogo, e até dragões têm seu fim!"
O Hobbit, um clássico da literatura infantojuvenil, foi meu primeiro contato com um livro de J. R. R. Tolkien, um dos escritores mais famosos, se não o mais famoso, quando o assunto é alta fantasia. Porém, esse gênero me chamou atenção somente esse ano, quando me interessei pelas adaptações cinematográficas das obras de Tolkien, e automaticamente me apaixonei por esse vasto mundo.
Foi uma leitura simples, pelo menos no começo, mas no decorrer não posso negar que ficou um pouco cansativo. Ainda não me decidi se é um ponto negativo ou positivo, mas a riqueza em detalhes me deslumbrou, mesmo que também tenha sido o motivo que me fez demorar mais do que eu gostaria para terminar esse livro.
Essa obra é definitivamente uma experiência. Ainda não li os outros trabalhos do autor, mas imagino que a sensação deve ser a mesma. São tantos cenários, criaturas, línguas, povos, histórias dentro da própria história, e tudo escrito de uma maneira tão encantadora e com tanto apreço que até me faz acreditar que essa aventura realmente aconteceu.
Sobre os personagens, todos são carismáticos, engraçados, leais e muito bem construídos. Foi impossível não comparar o livro com os filmes, já que foram a minha base para a leitura, e a única coisa que me chateou foi que muitos personagens que eu amei não apareceram, principalmente as personagens femininas.
Mesmo que tenha sido escrito e indicado para crianças, o Hobbit conquistou fãs de todas as idades, e eu entendo o porquê. Meu único arrependimento foi ter me interessado somente agora, e tudo que me resta é um desejo de entrar nessas páginas e me juntar a esses personagens incríveis em uma longa jornada para desbravar a Terra Média.