Mari 06/05/2024
As aventuras de Bilbo
Numa toca linda mora o Sr Bolseiro, um Hobbit boa gente que não quer guerra com ninguém, e o seu maior interesse está numa farta refeição. Quando menos espera, Gandalf, o mago, o envolve numa expedição com anões na busca por um tesouro perdido para um dragão feroz. Enfrentam todo tipo de aventuras: trolls, orcs, aranhas gigantes, lobos terríveis, florestas encantadas e ainda são ajudados por águias e corvos.
Corajosamente, Bilbo, mesmo cheio de medos e arrependimentos salva sua pele e a de seus novos amigos, e como disse o mago ele sempre demonstra ser mais do que espera. Quando volta da tal missão sua casa estava um verdadeiro leilão. Todos achavam que Hobbit havia morrido.
Talvez por ser um infanto juvenil o livro trata de valores interessantes. Ao longo da viagem o Sr Bolseiro constrói um vínculo forte de confiança com os anões, sujeitos bem desconfiados, surgindo então uma amizade verdadeira entre as "espécies". Claro que existem divergências, e que também são superadas. A importância da família também é exposta: os sobrinhos de Bilbo ficam felizes com o seu retorno, a despeito da vizinhança, interessada, talvez, nos despojos, o consideram "esquisito".