O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Hobbit


4139 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Wagner47 07/06/2021

Trá-lá-lá-láli Tri-li-li-lóli
Uma verdadeira jornada. Fantástica e grandiosa.
Tive um apreço enorme por Bilbo, de sua inocência e seus raros momentos corajosos

Me incomoda muito do grupo ser salvo praticamente sempre no último instante de perigo, como também não comprei dos motivos de Bolseiro se juntar à viagem.

Mas isso são meros detalhes. Uma história até que leve e bem empolgante. Mais do que recomendado
comentários(0)comente



Thiago.Nadal 02/05/2021

Simplesmente amei
Amei o universo, os personagens, a escrita e o desenvolvimento, é um livro para se ler sem pressa, apreciar cada capítulo que conta um desafio diferente.
comentários(0)comente



Rodrigo.Macedo 24/01/2021

A riqueza da Simplicidade
2ª leitura: A riqueza da simplicidade. Tolkien não escreve pelo grande plot twist ou pelas grandes viradas de mesa. São os pequenos gestos de coragem ou de sacrifício que é pra se admirar.

Me senti como criança, na pele dos meus filhos. Os olhos brilhando em cada nova aventura. Os grandes Trols, a fuga das cavernas de Moria, o confronto contra as aranhas, entra tantas outras.

Tolkien costumava narrar aos seus filhos essa história antes de colocar nas laudas. E ele brinca de contar história. Nos envolve e nos deixa curioso com o que acontecerá.

Contudo, o ápice da narrativa está na riqueza de detalhes dos povos desenvolvidos. Existe uma diversidade cultural em seus personagens e os seus comportamentos são justificados, por fatos passados (as diversas guerras travadas). Por exemplo, a rixa entre os Elfos e os anãos.

É um marco nas fantasias. É pra sonhar e esquecer dos problemas da vida adulta. É mágico e especial por que tem a capacidade de nos tornar crianças novamente.

1ª leitura: Amizades verdadeiras solidificadas por meio de tantas dificuldades. Aprendi que não devemos subestimar o senhor Bilbo. Ele brilhou na hora do perigo. Viajei completamente nesse universo, coisa linda. Esse livro daria um excelente filme de animação. Recomendo.
comentários(0)comente



Maria22510 08/09/2022

Muito bom! porém...
Eu amei a história, realmente muito boa e envolvente. Mas creio que ter assistido a trilogia de filmes me deixou que a expectativa bem alta. O livro faz jus, obviamente. Mas em um embate entre o livro e os filmes, eu verdadeiramente gosto mais dos filmes.

O livro tem capítulos fantásticos (como o 5, por exemplo) e passagens ótimas. Mas tem que ser lido com calma e prestando atenção.

Simplesmente muito bom!
Thay262 05/10/2022minha estante
O lado bom do livro é que ele é "centrado no Bilbo", e o lado ruim é que ele "é centrado no Bilbo". Kkkk
Como o Sr. Bolseiro é meu personagem favorito não ligo, mas se há uma coisa que gosto nos filmes é que eles abriram margem pra explorar as tramas dos outros personagens.

A trilogia deixou a desejar nuns pontos (duração e CGI), mas em questão de explorar os personagens coadjuvantes e as tramas paralelas que os livros não abordam muito (vulgo Dol Guldur, que é citado em UMA linha nesse livro, e os apêndices em SdA e os trechos de Contos Inacabados não foram nem próximos de sanar TODA minha curiosidade sobre esse lugar) achei bem legal que no filme eles mostraram mais (em si a Trilogia foi uma adaptação junto com um compilado de "Fillers" alguns bons e que encaixavam perfeitamente na trama e outros ruins e sem sentido com a trama, onde o filme peca quando exagera). Mas em geral gosto de admirar o figurino, os atores, a atuação, os cenários, fotografia e trilha sonora ao invés de "só criticar" porque "foi diferente do livro".

E ver comentários como o seu de elogios A Trilogia sempre me deixa feliz pq todos os meus amigos que curtem Tolkien só abrem a boca pra criticar esses filmes e acho um porre!! Kkk




Isabelle L. C. 01/09/2023

É a primeira obra do Tolkien que eu leio, e posso dizer que, apesar de ter gostado muito, não tenho certeza se é o tipo de leitura que me prende. A escrita dele é incrível, porém eu tenho um sério problema com narrações em terceira pessoa. Lembro que tentei ler ?O Hobbit? pela primeira vez quando eu tinha quinze anos, e abandonei logo nas primeiras páginas por conta dessa minha preferência por histórias em primeira pessoa.

Quanto aos personagens, Gandalf foi o que mais me cativou, pela sua sabedoria. A forma de lidar com as situações e empecilhos são criativas e eficientes. Ao meu ver, o Bilbo do final do livro se assemelhou muito a ele.

O enredo é muito bem estruturado na Jornada do Heroi, e apesar de não ter sido uma leitura que me prendeu de fato, a história é extremamente criativa, recomendo a todos que gostem de livros de fantasia. Agora, o próximo passo é assistir à adaptação do cinema. Espero que eu goste!
comentários(0)comente



Kaua.Ryos 05/02/2023

Minha primeira vez lendo livro do Tolkien e é simplesmente tudo maravilhoso ate a descrição dos lugares que te deixa tão imersivo e aumentando o gosto por personagens que dá vontade de rever varias vezes este livro.
comentários(0)comente



Ana P. 25/01/2021

incrível
não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi acompanhar as aventuras de Bilbo! estou encantada por esse livro e já consigo sentir saudades...
uma fantasia sem igual!
vctvieira 26/01/2021minha estante
perfeita!!!




Rafa 15/10/2020

Nunca havia lido um livro do JJR Tolkien e começar por O Hobbit foi uma excelente escolha!! Gostei demais da narrativa!! Apesar de ser um texto bem descritivo, é bem fluido e nada cansativo. Tolkien te faz mergulhar na história de uma maneira bem eficaz!

O Hobbit é uma história bem amarrada, que mesmo com muitos personagens, não apresenta furos. Ponto alto também para a descrição minuciosa dos cenários que ajudam bastante na compreensão do texto!

Mais uma leitura coletiva com o pessoal da #tocadoleitor!!
comentários(0)comente



sentilivros 04/02/2021

resenha de O Hobbit
Já tinha o livro há 1 ano e 6 meses, mas sempre enrolava para lê-lo. Li os 3 livros de O Senhor dos Anéis no computador,porém quando vi uma promoção dos 3 livros + O Hobbit + O Silmarillion, não agüentei e comprei *-* (coisas de uma bookaholic).
Como disse, sempre tive vontade de ler o livro, mas por medo da leitura “complicada de O Senhor dos Anéis acabava adiando. Não me entendam mal, eu amo o livro. Entretanto, convenhamos, é sim uma leitura cansativa. Mas, não tive como fugir. O filme estava para ser lançado e eu queria muito lê-lo antes de assisti-lo. Foi aí que fui procurar mais informações sobre o livro e descobri que ele é considerado Infanto-juvenil. Fiquei mais tranqüila, afinal a leitura é mais ligth.
Bem, acredito que todo mundo já saiba que O Hobbit é um prólogo para O Senhor dos Anéis, mas como havia lido este antes, acabei revisitando a Terra Média através de O Hobbit . E como ela é bonita! Tá certo que em O Hobbit ela não é tão bem escrita como na trilogia , mas vê-la novamente nas tê-las, foi ainda melhor.
Confesso, acabei indo assistir o filme antes mesmo de chegar a metade do livro, na verdade, antes mesmo de chegar na parte onde o filme termina. Porém, isso não foi um problema, somente me instigou ainda mais a leitura *-*.


O livro conta a aventura de um Hobbit (povo pacífico em que aventura é uma ofensa) que decidiu se aventurar numa viagem com 13 anões e um mago. Bilbo Bolseiro do Condado, da Villa dos Hobbits, parte com seus companheiros para retomarem o seu lar. Uma montanha tomada pelo dragão Smaug.
Nessa viagem eles encontrarão muitos perigos, conhecerão novos amigos e descobrirão que Bilbo, apesar de não ter habilidades nem como ladrão (como foi pressupostamente dito a eles), nem como espadachim. Tem muita esperteza e assim os ajudará a sair de muitas enrascadas. Mesmo que, às vezes, ele mesmo os coloque nelas.
É aqui também que o anel de poder de Sauron “começa a despertar em busca de seu dono.
Uma das primeiras paradas dessa viagem se dá em Valfenda. Aqui conhecemos, ou melhor, revisitamos a casa dos elfos . A primeira casa amiga da longa viagem. Mas por que eu estou falando dela na resenha? Simples, eu amo os elfos, principalmente Elronde, Arwen e Legolas. E, no filme, Valfenda (seu lar) é ainda mais bonita. As cachoeiras então... “


"...É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar...”
Gollum faz sua aparição, mas é “rápida”. Tipo uma ligação ente as histórias d’O Hobbit e de O Senhor dos Anéis. Aqui, para se livrar de apuros, joga adivinhas com Gollum e é um momento tão divertido no livro quanto no filme.
Eles passam por muitas coisas. Escapam de Trolls, Orcs e Wargs para vivarem “comida” de aranha, prisioneiros de elfos até chegarem ao dragão e ainda assim essa não será sua última batalha. Bem, vou para por aqui antes de revelar-lhes mais.
Adorei e super recomendo!


site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/03/o-hobbit-j-r-r-tolkien.html
comentários(0)comente



Lucas 31/10/2022

As aventuras do Sr. Bolseiro
O hobbit é um trabalho magnífico de aventuras, perigos e recompensas situadas num mundo mágico e encantador. Leitura é rápida e agradável
comentários(0)comente



Gabi1442 21/07/2023

?
?????? muito gostoso de ler
???????????????????????????????????
comentários(0)comente



ArthurmalariA 10/05/2021

Simplesmente demais!
12/2021

Finalmente reli esse livro tão importante da minha adolescência. Reli o livro e reassisti ao filme, e pasmem, acho o filme melhor!
Nesse livro acompanhamos a trajetória do Bilbo Bolseiro na companhia dos anões para resgatar o tesouro de Thror, avô de Thorin e rei sob a montanha. A motivação de Thorin no livro é essa mesmo, resgatar seu tesouro. Ele faz promessas de ouro e riquezas a todos que passam por seu caminho a fim de recuperar o que lhe pertence e foi tirado de si pelo dragão Smaug. Esse livro não é uma introdução ao senhor dos anéis! Tolkien publicou em 1937, 17 anos antes da publicação de o senhor dos anéis. Aqui escreve de forma simples, sem ser muito prolixo, uma história infanto-juvenil bastante fácil de ler e de acompanhar. Muitas coisas faltam ser ditas no livro, talvez intencionalmente, talvez por que o próprio Tolkien não tivesse formado exatamente tudo que seria LOTR ainda... Mas sinto que ele podia ter desenvolvido um pouco mais a aventura, desenvolvido mais a batalha dos cinco exércitos e ter preparado mais o terreno para o que viria a frente, e nesse quesito os tão odiados filmes saem muito bem. Peter Jackson e seu amor por essa obra nos proporciona uma imersão maior e trás vários elementos e referências a esse universo. Lógico, mais fácil fazer isso agora, com a trilogia de grande sucesso tendo feito a bilheteria e premiações que fez, e com um orçamento generoso pra estender essa história, fez uma trilogia a partir de um único livro, e para isso funcionar inseriu várias coisas que não estão presentes nos livros, como Legolas e a Tauriel, além de desenvolver várias entrelinhas da história, coisa que só um apaixonado fã poderia fazer com tamanha maestria. Voltando ao livro, lógico que tem seus méritos: o final do livro é muito emocionante com a cena de desfecho do grupo e Bilbo retornando a sua toca (não direi nada a mais pra não dar spoilers) além de ser sempre a minha indicação a QUALQUER UM que me pergunta por onde deveria começar a ler a obra de Tolkien. Dito isso é lógico que minha nota é um 10/10 e estou muito feliz de ter revisitado essa história que fez tanta parte da criação das minhas fantasias e permeia até hoje o meu vale de imaginação, se você não leu ainda, não espere mais... Corre dar uma chance pra essa pérola, vai desejar ter lido antes...
comentários(0)comente



Ernesto.vini 14/01/2024

Empolgante
Realmente Tolkien sabe como escrever uma boa história, acompanhar a aventura de Bilbo e os anãos foi excelente, apesar de demorar bastante para finaliza-lo, pois, a escrita dele é bem detalhada e às vezes um pouco arrastada, não prejudica em nada, sendo assim um dos melhores livros de fantasia que já li.
comentários(0)comente



João 27/10/2020

Nariz torcido, queixo caído, coração dominado!
Sempre ouvi falar sobre Tolkien e sua grandiosidade, porém, imaginava que o Hobbit seria somente mais uma leitura na minha estante. Pensei que seria uma leitura difícil, antiga e sem poder de me prender. Hoje sei porque Tolkien inspira novos leitores e autores até os dias de hoje. Leitura fácil, história envolvente, personagens inesquecíveis, e o mais incrível de tudo: com apenas algumas viradas de páginas eu conheci a famosa e inesquecível Terra Média. Estou muito feliz por mesmo que tarde ter conhecido essa excelente obra. Mal vejo a hora de retornar a Terra Média novamente!
comentários(0)comente



Kate @entrelivrosediscos 18/01/2021

Quem sou eu na fila do pão
Depois de ter abandonado 5 anos atrás, voltei pra reler esse clássico. É uma aventura muito divertida e, coisas que me irritavam antes no Bilbo, hoje me identifiquei muito. Realmente estar na nossa toca é sempre melhor!! Mas ainda tive dificuldade em criar uma ligação com a história. Me diverti nessa jornada inesperada e entendo sua posição de clássico na literatura. Quem sou eu pra falar alguma coisa?? Só não rolou uma conexão.
comentários(0)comente



4139 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR