spoiler visualizarLucas 29/08/2024
É um roubo na terra média que virou guerra, mas tá tudo bem!
Eu terminei a leitura ontem(28/08) e decidi esperar um dia para poder digerir a leitura.
Primeiramente, irei explicar meus pontos negativos para assim poder falar dos positivos e espero que entenda que essa é uma crítica de um leitor banal de 2024 para uma obra de 1937 feito pelo renomado tolkien, logo, talvez não corresponda com a sua visão.
A leitura eu achei chata, mas isto foi nos primeiros capítulos: enquanto lia toda a parte em que o bolseiro estava em sua vida pacata e monótona e o chamada da aventura literalmente veio a sua porta, imaginei "bom, então a putaria já já vai começar, né?" E não, não começa nos primeiros capítulos, nem nos seguintes já que gandalf ajuda até demais nessa primeira parte, mas olhando agora eu vejo que era uma forma narrativa de mostrar o quão foda era o gandalf, mas ainda sim, queria ver uma atuação mais substancial dos anões
Outro ponto são os anões, já que eles so brilham nos 45 do segundo tempo a ponto de fazer um hobbit trabalhar mais do que todos juntos. Outro ponto que também deixa a desejar é a forma como os problemas construídos ao longo da trama são solucionados: um grupo de orcs que cercou os nossos aventureiros? Fácil, o gandalf salva. Os anões estão encurralados por todas as partes? Fácil, águias gigantes para salvar e por aí vai até a parte do smaug que pra mim, foi momento mais broxante da obra.
Mas, agora, falando da parte boa, quando esse livro engata (chegando na cidade do lago), puta merda, consegue ser foda. Sinto que os elfos poderiam ser explorados mais a fundo e vou tentar encontrar mais material tolkieniano para descobrir, mas quando as raças precisam mostrar seus pontos altos, eles conseguem.
O carisma da trama é inegável, pois a história consegue ser tão veridica que parece que realmente foi real, cada ponto, cada problema tem um pé no mundo real que deixa tudo mais crivel e eu gostei muito disso.
Agora, como conclusão, eu digo que hobbit foi oque eu esperava e me deu vontade de ler mais, e sinto ainda mais que quando superar os pontos acima, pode ser uma grande leitura