mariabeldt 05/12/2023
Precisamos de alguém que entenda muito de maldade e sordidez
Mais um livro da indiscutível melhor escritora que já existiu, Agatha Christie. "A mão misteriosa".
Inicialmente, Jerry havia se recuperado recentemente de um acidente e Limstock parecia a cidade adequada para eles passarem um tempo, pois era um pequeno lugarejo pacato onde todos se conheciam, típico de cidade pequena. Quando, de maneira imprevisível, Jerry e sua irmã receberem uma carta anônima de péssimo gosto, acham que se trata de uma piada isolada para os recém-chegados, mas logo descobrem que outros moradores receberam cartas no mesmo feitio. Entretanto, a brincadeira se torna caso policial quando um homem aparentemente comete suicídio devido a acusações contidas em uma carta, o que começa como apenas um incômodo rapidamente se transforma em um problema sério, levando-nos a acreditar que a motivação do autor das cartas anônimas eram mais perturbadores do que uma piada cruel.
É fato que Agatha Christie escreve bons romances de suspense, então quando a autora quer explorar a essência humana, ela atua gloriosamente, dando aos seus personagens motivações e personalidades obscuras.
Dessa forma, é inconcebível que a maior parte do livro se concentra na apresentação de Limstock e aprofundamento em cada um dos moradores da vila, o que permite ao leitor estabelecer um vínculo, obter informações, questionar quem foi o responsável pela carta anônima, bem como o que aconteceu, o objetivo e a principal motivação. Se o uso de tal ferramenta em um crime parece infantil, logo entendemos que é perfeitamente justificado e que, na verdade, não estamos analisando o caso com a mesma eficiência de Miss Marple, a velhinha curiosa que aparece frequentemente nos livros de Agatha Christie. Como Miss Marple só aparece no final do livro, acompanhamos Jerry enquanto ele assume o papel de detetive, ajudando a polícia, conversando com pessoas que conhece e tentando descobrir quem é o responsável pelas cartas.
A Mão Misteriosa não está entre os meus livros favoritos da autora, mas tem uma história interessante.