@vaisetratarleitora 11/07/2023
Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 44º livro, publicado em 1942.
Essa é mais uma história com a Miss Marple como "protagonista", mas talvez o mais correto seria dizer detetive, visto que ela aparece muito pouco na história e quem realmente acaba sendo o foco do livro, são a dupla de irmãos Burton. Isso já aconteceu (e parece que é a forma da Agatha fazer as histórias da Miss Marple), como por exemplo no Assassinato na Casa do Pastor, que é o primeiro livro da Agatha onde a Miss Marple aparece. Eu esperava que ela fosse ganhar mais tempo de protagonismo ao longo das publicações da autora, mas até agora isso não aconteceu e é uma pena. Gosto mais de ver a Miss Marple nos contos do que em livros inteiros, pois nos contos, ela é a protagonista do começo ao fim, já nos livros, em geral, ela é um personagem secundário que só aparece de verdade mais no fim da trama, trazendo a resolução do mistério. Não gosto muito disso.
Agora falando sobre a história desse livro, eu gostei bastante. Temos um mistério intrigante com as cartas revelando os "segredos" das pessoas e seus desdobramentos, e você passa quase o livro inteiro desconfiando de tudo e todos, se perguntando quem estaria fazendo isso e qual o objetivo.
No fim, tudo é revelado e nada é o que parece, o que pra mim, foi muito surpreendente, pois eu nem cogitei desconfiar da pessoa e nem suspeitava de tudo o que ela já havia feito, embora eu sempre tente desconfiar de todos (mas isso é tão difícil!).
Eu gostei bastante do desenvolvimento, gostei dos personagens e até gostei médio do romance (a Agatha definitivamente é péssima em desenvolver romances, sempre são estranhos, mas esse, comparado aos outros, foi o melhor dela). O final me surpreendeu e o livro me prendeu do começo do fim.
Recomendo a leitura.
_____________________________________________________________
Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.
Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.
Esse livro foi adaptado no 2° episódio da 2° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.
Pra mim, essa adaptação foi de médio pra ruim. Mudaram a personalidade da dupla de irmãos protagonista, mudaram a personalidade da menina, mudaram várias coisas na história. Apesar de eu ter curtido o final, não gostei de como fizeram o desenvolvimento e a adaptação.
Nota 2/5