Bru 09/02/2011Mãos AnônimasEste é o primeiro livro que leio escrito pela famosa Agatha Christie. Sempre ouvi dizer que ela era mestre em mistérios e que sempre confundia seus leitores, fazendo com que eles jamais suspeitassem de quem era o culpado da história. Porém nunca levei muita fé. Sim, conheço o reconhecimento e prestígio dela, mas sou daquelas que só vendo pra crer. Pois bem, eu vi, e comprovei que SIM ela é um gênio.
Com uma trama pra lá de interessante, Agatha mostrou-me em "A mão misteriosa", que ela é uma fera em mistérios. O livro conta a história de Jerry Burton, que após sofrer um acidente, teve como recomendação de seu médico ir passar uns tempos em alguma cidade pacata do interior, que não tivesse muita agitação para poder lhe proporcionar tranquilidade e fazendo com que com mais rapidez ele se recuperasse. Ele então vai para Lymstock com sua irmã Joanna. Eles ficam hospedados na casa de uma senhora chamada Emily Barton. Mas a cidade que a primeira vista parecia ser a mais pacata possível, mostra abrigar uma mente psicopata e lunática. Isso devido ao aparecimento de cartas comprometedoras, que são enviadas anonimamente, e que descrevem sempre algo como adultério, e outra característica que essas cartas carregam é a agressividade com que os fatos são expostos.
A história se agrava mais ainda com o suicídio de uma pessoa da cidade após ter recebido uma dessas tais cartas, e mais tarde por um assassinato ocorrido na mesma casa do suicídio. Toda a cidade fica em alerta e curiosa cada vez mais em saber quem está fazendo Lymstock virar uma cidade nada tranquila. Quase no fim da história aparece Miss Marple que soluciona todo o problema como um simples quebra cabeças que não estava sendo montado pelo simples fato de estar do lado avesso. O fato é que devemos olhar para o local certo, para então acharmos a solução. O problema é que Agatha nos faz olhar apenas para o lado errado, nos fazendo pensar em todas as possibilidades, menos na correta. É isso que a faz uma mestre no mistério.
No fim do livro fiquei chocada em descobrir quem escrevia as cartas, e porque. O livro é realmente muito bom e me deu vontade de ler toda a coleção já escrita por Agatha. Realmente muito inteligente. Só encontrei um defeito no livro, nessa história há muitos personagens e cada um com um sobrenome mais complicado do que o outro de se gravar. Por essa razão fiquei meio embaralhada em saber quem era quem, mas isso não me impediu de conhecer, e muito bem, quem era o culpado da história.