Luiz Eduardo 06/07/2017
Um livro perfeito pra aqueles que o entendem como um manual para os devidos fins.
O livro é um apanhado de dicas para estudantes que desejam estudar por conta própria sem o auxílio de profissionais da educação ou escolas e cursos tradicionais. E nesse sentido é extremamente feliz.
A obra não se reduz a uma fórmula mágica que fará o leitor ser aprovado em qualquer vestibular, concurso ou teste que por ventura vier a fazer. Ele contém diversas estratégias de estudo que se usadas podem melhorar em grande quantidade o desempenho do estudante.
Muitas resenhas da obra citam o fato de que a autora, por muitas fezes, fala coisas genéricas de mais. Pois bem, nem tudo que é genérico é conhecido. Muitas pessoas não sabem sequer como montar um iconográfico ou um mapa mental. A maioria esmagadora das pessoas não sabe nem o que são tais coisas. Eu fazia parte do primeiro grupo. Não tem problema se você, assim como eu, não saiba tais técnicas pois o livro as ensina muito bem.
O livro é dividido em capítulos que tem um foco específico. O primeiro se dedica a apresentar a metodologia e sua história. O segundo, fala da educação e dos processos de aquisição do conhecimento. O terceiro e o quarto, por sua vez, se dedicam à memória e a importância dela no processo de aprendizado. O quinto capítulo é relativo à prática do estudo. O sexto é dedicado ao estudante e os cuidados que o mesmo deve ter com a própria saúde para que possa ser bem sucedido em sua rotina de estudos. E o sétimo e oitavo, finalmente, apresentam técnicas de estudo fáceis de aplicar que podem aumentar enormemente o rendimento do estudante.
Interessante ressaltar como o livro é escrito sob a metodologia que ele mesmo difunde. A leitura de texto corrido é intercalada, a todo momento, com mapas mentais, imagens, ícones, fichamentos, gráficos e outros. Isso faz com que se torne muito prazeroso e fácil de assimilar o conhecimento apresentado. É um livro bastante divertido.
Recomendo a todos, o processo educativo, e sobretudo, o processo de se educar enquanto ser humano pode ser muito delicioso se feito da maneira correta, nada precisa ser entediante. Estudar não precisa ser entediante.
Gostaria de ter encontrado e lido este livro a uns 5 anos atrás, certamente me pouparia muita dor de cabeça. Entretanto, nunca é tarde, sempre há muito espaço para melhora pois o aprender é uma atividade infinita e inacabável. Li este livro enquanto estava emprestado de um amigo mas já comprei um exemplar e farei a releitura em breve.