O Vampiro

O Vampiro John Polidori




Resenhas - O Vampiro


66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Báu do Norte 24/12/2023

Recomendo... ... para quem gosta de histórias com vampiros!
Um conto de leitura rápida e bem instigador. Comecei a ler sem muita expectativa, visto que não conhecia o autor. Por ser uma história de outra época, o enredo se mostrou bem trabalhado e relativamente leve se comparado às diversas produções escritas sobre vampiros publicadas nos dias atuais. A escrita tem seu charme e eu aprovei.

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited!
Núbia Cortinhas 25/12/2023minha estante
A sinopse é bem interessante! Ainda não li nada do gênero, fiquei curiosa, kkk.


Báu do Norte 25/12/2023minha estante
É algo de fato bem leve, não tem nada que puxe para o grotesco ou pornográfrico como grande parte das histórias de vampiro.




graazifarias 13/09/2024

Fonte da literatura vampiresca
Conheci esse conto após ler Drácula e Carmilla. Eu li e ouvi o audiobook, porque simplesmente queria absorver melhor essa história, mas falhei com sucesso. Kkk.. pois achei de uma escrita e narrativa bem sonolentas e cansativas, pouco fluidas.

Gostemos ou não, o legado de O Vampiro é inegável, pois foi a primeira narrativa literária a definir a figura que hoje conhecemos como "vampiro": um ser aristocrático e sedutor. Muito autores subsequentes beberam da obra de Polidori ao criar suas próprias versões de vampiros. Então vale a pena conhecer para quem curte clássicos góticos e gosta de histórias sobre vampiros.

CURIOSIDADES:
1. O conto foi escrito durante o famoso verão de 1816 na Villa Diodati, na mesma noite em que surgiu Frankenstein, de Mary Shelley, via desafio.
2. Polidori era o médico particular de Lord Byron, e a obra foi erroneamente atribuída a este poeta;
3. O personagem protagonista Lord Ruthven foi inspirado em traços do Lord Byron;
4. Polidori era depressivo e se suicidou, aos 25 anos, ao ter ingerido cianeto.
maicon.frasson 13/09/2024minha estante
Eu sempre penso nessa história como em Decameron ?


graazifarias 13/09/2024minha estante
Decameron também é assim, um ?sonífero em capa dura?, é? ?


maicon.frasson 13/09/2024minha estante
Naaaooo kkkkk
Me refiro a história por tras da história. Me refiro ao encontro deles nessa vila. O senhor excêntrico, o médico oportunista, o jovem casal desajustado... É Decameron! Kkkk




Melissa.Molinos 04/07/2023

Legalzinho
Considerando que esse é o primeiro conto de vampiro que surgiu a gente passa pano mesmo.Gostei, mas nada de extraordinário.
comentários(0)comente



David 19/02/2020

Dos primórdios!
Muito interessante conhecer aos clássicos, de onde se originaram o que temos de melhor em diversas expressões artísticas. Vale muito a leitura, o conhecimento de "como" os vampiros foram sendo conhecidos vivendo em meio a sociedade.
comentários(0)comente



Glas Glas 14/10/2023

Bom, levando em conta que foi escrito em uma noite, apenas pra criticar o comportamento de um provável amigo; foi bom para uma história introdutória do vampiro que conhecemos hoje. A criatura deixou de ser um morto-vivo para um cara persuasivo e sem escrúpulos.

E pensar que este livro e Frankenstein foram escritos por causa de um desafio de desocupados em um verão tempestuoso ocasionado por uma erupção na Indonésia.
comentários(0)comente



Aninha 11/01/2024

Fiquei com vontade de ler mais literatura gótica!
Esse conto está no final do livro Carmilla, apesar de não ser do mesmo autor nem da mesma história, li por lá e é uma das primeiras histórias em prosa sobre vampiros.

Eu achei a história muito bem contada e envolvente, apesar de ser bem curtinha me fez ficar desesperada e assustada, os elementos da literatura romântica gótica são bem trabalhados em poucas páginas e marca bem esse período.

Adorei as descrições e os desenvolvimentos dos personagens.
comentários(0)comente



Almir Junior 17/10/2021

Talvez o 1° vampiro
Interessante conhecer esse clássico da literatura gótica. Pena ser um conto tão curto, se fosse uma história mais completa seria mais marcante. Polidori tem um talento pra histórias dantescas.
comentários(0)comente



Carla 08/09/2021

A verdadeira origem
Esse conto foi escrito por um amigo de Mary Shelley quando ela foi desafiada a escrever um conto de terror.

Polidori tbm escreveu o seu sobre um vampiro que desvirtua a sociedade com sua luxúria, ódio, amargura...

A ideia do vampiro sugador de sangue sai do folclore para chegar à literatura.

O vampiro que estraga tudo que toca e todos que conhece, provavelmente inspirado na figura de Lord Byron, foi originalmente publicado sob a autoria do próprio Byron e só depois da morte de Polidori atribuído ao seu verdadeiro escritor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana113 03/01/2023

Me lembrou Frankenstein
Não sei por que mas acho q a escrita me lembrou um pouco Frankenstein, curioso pq foram escrito sobre a mesma circunstância kdkdkdk

Não gosto muito de contos mas ok, esperava bem mais pra ser sincera
comentários(0)comente



Matheus Goncalves 30/01/2021

Polidori descreve, através do seu vampiro, todo o desprezo que possuiu por Lord Byron. Sem saber, ele ajudou a refundamentar a figura mítica que tanto marcou a literatura gótica de forma universal. É graças ao vampiro de Polidori que nasce Drácula de Bram Stoker, e a criatura como crítica à aristocracia europeia.
comentários(0)comente



yvnvitx 15/04/2024

O Vampiro, de John Polidori
Narrativa breve e simples, conta a história de como Aubrey descobre que um aristocrata rico de seu círculo social é um vampiro s seus esforços para impedir que Ruthven faça mais vítimas.

O conto é tido como a primeira história de vampiro produzida por um escritor e é fruto da mente de John Polidori, médico de Lord Byron.
comentários(0)comente



Ninasg 02/04/2021

O vampiro
Muito interessante conhecer a inspiração para os livros de vampiros mais recentes.
Mais uma obra que saiu da noite de encontro com Lord Byron, Polidori e Mary Shelley.
comentários(0)comente



Leticia08 26/08/2024

?
Eu esperava bem mais deste conto, serei repetitiva aqui, um dos primeiros contos de vampiro da forma que conhecemos hoje em dia e... quase nada me foi entregue.
Achei a ambientação fraca e a história corrida demais, personagens estranhos apesar de entender a época em que foram escritos.
Se comparado com Frankenstein não chega nem perto da grandeza de escrita.
Não recomendo a leitura, apenas se for para tirar a curiosidade sobre a escrita do autor.
Paulascrap 10/10/2024minha estante
mas é um conto não tem como comparar com uma obra completa como Frankentein, mas ao ler Drácula podemos verificar a semelhança em todos os aspectos citados., o que torna a obra bem mais grandiosa




nicolehuberr 20/07/2021

Minha visão sobre a obra
Muito contente por ter concluído essa obra, idealizada por Polidori na auspiciosa noite na residência de Lord Byron, junto de Percy e Mary Shelley. Apesar disso, não me surpreendi com a narrativa, talvez por já conhecer o enredo da obra. Ainda assim, finalizar a leitura da narrativa em que consta a criação do vampiro aristocrático me deixa muito contente, especialmente logo depois de ter lido Drácula, que foi o que me instigou a buscar por este conto.
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR