O Vampiro

O Vampiro John Polidori




Resenhas - O Vampiro


66 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


loyollabritto 28/08/2024

O vampiro
Aubrey, um jovem rapaz inglês, conhece um estranho homem chamado Lord Ruthven e o acompanha em uma viagem. Em certo momento, os dois são atacados por bandidos e Ruthven acaba ferido mortalmente. Antes de morrer, Ruthven pede a seu amigo que não fale nada nada sobre sua morte durante um ano e um dia. Apesar de achar estranho, Aubrey atende ao pedido e regressa a Londres. Durante a viagem, ele se dá conta de que todas as pessoas com quem Lord Ruthven tinha algum envolvimento morriam tragicamente. Após essa constatação, Aubrey descobre que sua irmã está noiva de um homem e, surpreendentemente, esse homem é... Lord Ruthven!
comentários(0)comente



TineC 28/12/2022

Mistério
Obviamente o impacto da narrativa hoje em dia (depois de tantos livros, filmes e séries sobre vampiros) não é o mesmo que teve em 1819.

Para os parâmetros atuais descreveria como um livro de suspense e mistério. Lendo com essa perspectiva é uma leitura muito boa.
comentários(0)comente



Rinaldo 05/08/2021

O Vampiro
Um livro...um conto na verdade desse ser tão enigmático que e um Vampiro...uma história de a época romântica e gótica.
comentários(0)comente



anapcoutiinho 26/07/2022

Uau.
É um conto maravilhoso!

Li uma crítica que dizia ser muito grande, outro que falava sobre o discurso indireto no desenrolar da história e sinceramente: não deixem isso desanimar vocês!

Apesar das palavras (e costumes) já não usados e que possam recorrer uma pesquisa no Google, ao tomar gosto pela leitura, ela se torna mais fluida. Principalmente se você gosta de ler sobre mortes e um bom suspense.

Adoro a história do escritor, a noite que fez esse conto surgir ? junto de Frankstein e todo o drama, a fonte gótica na qual John é cercado.

Ainda falando sobre Frankstein, o paralelo da loucura que o protagonista é levado, capítulo após capítulo (no caso do conto, parágrafo após parágrafo) é sensacional, além de palpável.


Adorei!
comentários(0)comente



Morg 13/01/2022

Clássico interessante e um dos berços da literatura vampiresca então valeu a pena a leitura, apesar de não ter gostado tanto, provavelmente pela forma de que foi escrito.

A nota honestamente é muito mais pela base da caracterização que esse conto deu ao gênero do que a leitura em si, que achei um pouco lenta e chata, arrastado apesar de ser tão pequeno. Não é uma leitura fluída, mas também não é tão maçante quanto alguns outros livros góticos.
comentários(0)comente



Antonio 10/01/2022

Primeiro conto de vampiro
Este conto de Polidori se tornou referência para todo o imaginário de vampiro do ocidente. Redigido no mesmo encontro em que Mary Shelley escreveu Frankstein, é um clássico para quem gosta de histórias de terror.
comentários(0)comente



Lali 07/11/2021

A primeira história do vampiro na figura de um nobre tem pouco foco na imagem do vampiro e muito mais nas consequências de sua presença, o que torna o texto mais interessante.
comentários(0)comente



bia | @biatalendo 26/12/2022

O primeiríssimo!
Vampiros são elementos fantásticos que se esguiam na literatura há anos, mas é aqui que tudo começa. Polidori escreve aqui uma prosa curta que dá origem ao clássico vampiro misterioso e sedutor que tanto é visto hoje.
A edição é simples e suficiente. A tradução é excelente, com notas de roda pé para ajudar o leitor a se familiarizar com o contexto histórico super presente no conto, além de uma introdução sobre as publicações e no final, uma breve parte sobre o autor da obra, que na minha opinião é interessantíssimo de se conhecer!
O conto é divertido pelo fato do leitor já saber o que esperar, aliás, estamos lendo um clássico que inspirou diversos outros clássicos que temos, mas isso não tira o mérito do conto ter seu ar de mistério e aquele melodrama que só o gótico sabe fazer. É uma leitura rápida, tranquila e instigante, mas não vá com grandes expectativas, as poucas páginas limitam um pouco tudo que a gente imagina que poderia acontecer, mas ainda sim, é excelente.
Acho uma leitura super válida para conhecer as raízes de um dos elementos mais amados do terror ao longo das décadas.
comentários(0)comente



Lacrimosa 20/12/2022

prometa-me, por um ano e um dia.
esse conto é muito bom!! a construção de narrativa é mistério é incrível e o final deveras surpreendente.
comentários(0)comente



Thais645 23/09/2022

Histórias originais de vampiro
Junto com Carmilla de lenFabu essa é uma das primeiras histórias sobre vampiros. Muito interessante ver como as lendas culturais de diferentes partes foram compondonesse mito fascinante.
comentários(0)comente



SauloBtista 05/05/2023

Não faça promessas a um vampiro
Mais um do clássico trazendo uma das primeiras (talvez primeira, mas não tenho certeza) histórias de vampiro.
O livro cria uma aura de mistério interessante e uma tensão legal no final (quase uma bomba de Hitchcock)
Por último achei legal a associação do vampiro a questão moral, atrelando sua aura maligna a o incentivo de vícios e outras coisas ruins (quase mostrando como uma pessoa maligna antes de revelar sua monstruosidade sobrenatural)
comentários(0)comente



Loanfi 03/05/2024

Gostei
Eu adoro histórias com vampiros! Sejam clássicas ou contemporâneas. Então, com esse livro, não foi diferente.

Fiquei a leitura toda horrorizada e ansiosa para saber o que iria acontecer. Eu leria vários outros livros desse vampiro. Achei interessantíssimo e gostaria de mais explicações e detalhes.

É uma leitura rápida e instigante. Não entrou para as minhas favoritas, mas definitivamente vale a pena.
comentários(0)comente



Kethlym 31/08/2022

Nhe
Achei nhe escrita muito puxada não é ruim a história mas torna-se cansativa .
comentários(0)comente



Bel Bravini 30/09/2023

Estou ficando viciada em vampiros?
Conto bem curtinho, muito fácil de ler.

Mesmo tão curtinho, consegui sentir o desespero do Audrey. Gostei bastante. O vampiro é muito bom também.
comentários(0)comente



Lord.Asura 25/07/2024

O Vampiro - John Polidori
Um conto curto, porém instigante e até calmo se comparado ao que temos hoje em dia quando o assunto são vampiros. Não se tornou um de meus favoritos, mas eu, como um grande admirador do arquétipo vampiresco, considerei a leitura gratificante e enriquecedora.
A obra se trata de uma das primeiras histórias que transformaram o vampiro, que originalmente eram apenas monstros hediondos e sedentos por sangue, em humanóides aristocratas reclusos, sedutores, misteriosos e sombrios, arquétipo esse de que gosto bastante.

Recomendo a leitura àqueles que possuem um interesse pelo arquétipo vampiresco.
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5