Snow Crash

Snow Crash Neal Stephenson




Resenhas - Nevasca


55 encontrados | exibindo 46 a 55
1 | 2 | 3 | 4


Nicolas 07/02/2024

Investigação, crítica ao capitalismo, metaverso, história?
Eu já tinha lido outro livro cyberpunk (Neuromancer), e não tinha reparado como é um gênero que critica o capitalismo, e critica de uma forma louvável.

Comecei a ler sem esperar o que o livro acabou me entregando, esperava algo parecido com jogar n°1, mas a carga e conteúdo históricos dão um txã. Mistura da realidade com a ficção científica faz com que eu acredite que é uma história real do futuro ksksksks.

E acho que posso afirmar que Hiro Protagonist e Y.T são os meus protagonistas favoritos até agora, tentando lembrar de outras histórias que eu li, mas nenhum foi tão interessante quanto esses dois
comentários(0)comente



cherry_motth 21/01/2024

O terror da ficção científica (não digo isso como elogio)
Dou todo o mérito ao Neal Stephenson pelo pioneirismo na criação do conceito do metaverso e a analogia interessantíssima de representar diferentes religiões como um (meta)vírus, mas no fim é só isso que o livro sabe entregar bem.

A narrativa é confusa e extremamente cansativa, todos os personagens são mal construídos e rasos. Tive que me esforçar pra conseguir terminar e quando o fiz só conseguia pensar ?graças a deus?. Falando nisso inclusive, que final ridículo.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 18/11/2023

É um livro hermético e que, mesmo pra mim, que sou fã de ficção científica, não disse nada de muito interessante. Reconheço o pioneirismo na introdução do metaverso mas, fora isso, nada.
comentários(0)comente



fravito dos livro 27/12/2021

incrível em muitas partes
o livro trata de muitos assuntos, política e corporativismo, história, antropologia, religião e principalmente tecnologia e realidade virtual, vívida no Metaverso, o autor conseguiu de uma forma puxar todos esses assuntos e criar um futuro distópico e o protagonista que inicia como entregador de pizzas é colocado numa situação de ganhar ou morrer, recomendo muito a leitura se você gosta de cyberpunk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livretando 18/01/2014

Resenha: Nevasca
Nevasca, Snow Crash no original, é um livro de ficção publicado em 92 com uma das histórias mais viajadas que já li. A história se passa em dois planos, o primeiro, a realidade, é um mundo aonde o processo de privatização chegou ao extremo de que cidades inteiras estão sob controle de empresas particulares, como a própria máfia italiana, cada uma com leis e governos independentes. O segundo plano é um universo virtual, chamado Metaverse, bem parecido com aquele criado em Tron dez anos antes, onde programas são como pessoas e os usuários podem existir e se relacionar com seu avatar digital. Nesse universo, coisas como leis da física são meras sugestões e por isso temos cenas épicas como lutas de espadas sobre motocicletas correndo a 300 MIL Km/h. Sim, corridas de motos digitais, como em Tron.

Logo na primeira cena nós conhecemos nosso protagonista, Hiro Protagonista (sim, uma variação de ‘Hero’ seguido de protagonista.), um asiático negro que herdou um conjunto de espadas com as quais vem treinando desde pequeno. Ele é um dos Hackers responsáveis por criarem a Metaverse, onde passa boa parte do seu tempo coletando dados que possam ser negociados por um bom preço.

A outra protagonista, uma jovem de 15 anos chamada Y.T. é uma espécie de entregadora skatista, algo comum em um universo onde o trânsito caótico parece ter tomado conta de tudo. Ela se envolve com a Máfia e até com o vilão super badass Raven, mas ela sabe se virar sozinha, quase sempre pelo menos.

Agora a trama: Existe uma nova droga no mercado chamada Nevasca. Ela atua em duas frontes, a primeira é como um vírus de computador, infectando o universo digital, mas o efeito principal dessa droga é outro. Como é preciso se conectar neurologicamente para acessar o Metaverse, esse vírus é capaz de contaminar as mentes, transformando os usuários em hippies-zumbis-fanáticos-religiosos. Hiro e Y.T. descobrem os efeitos da Nevasca e começam a bolar uma forma de salvar o mundo.

O maior ponto positivo desse livro é a criatividade do autor, que criou uma “explicação” para a história que vem desde a torre de Babel (história escrita em Gênesis 10) e o carisma dos protagonistas. Mas o livro pecou em uma área básica, ele é explicativo demais. A história por trás do vírus é tão complexa que o autor perde vários e vários capítulos explicando toda a etimologia dos termos que darão sentido à trama.

Nevasca é um livro com ótimas “cenas” de ação, bons diálogos e uma história tão complicada que não tem como não ser original, mas as vezes eu parecia estar lendo um mix de Tron com O código Da Vinci. A visão dele mostra uma boa previsão do que a internet, uma novidade em 92, pode se tornar um dia. Os amantes de ficção científica vão adorar as várias ideias desse livro que serviram de base para outras obras mais recentes, tanto filmes quanto livros.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/06/nevasca-neal-stephenson.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz Pereira Júnior 21/06/2023

Em um futuro (nem tão) distante (assim)...
Em um futuro talvez distópico (afinal, se é distopia ou não dependerá da classe social do personagem; para os privilegiados do sistema ou da sociedade, a pior das situações para os miseráveis poderá não ser uma distopia para eles) um motoboy futurista corre para salvar o mundo de um vilão que quer conquistar o mundo.

Em que pese o argumento banal, “Nevasca”, de Neal Stephenson, é um livro à frente de seu tempo, em que a linguagem corriqueira se mistura a temas do universo nerd/geek, mas nada que impeça a fluidez do leitor disposto a seguir até o final do livro e saber como a aventura, o corre-corre, acaba.

Misturando religião e crítica social (excelente a ideia de retratar os refugiados do mundo em uma Jangada tão grande que é considerada um continente artificial), o livro cumpre um importante papel ao chamar a atenção dos leitores mais jovens para o mundo que o (nos) rodeia, ao bordar temas como o subemprego, a fuga da realidade por meios virtuais (o Metaverso), o domínio do poder pelas grandes corporações, o uso de drogas, o esfacelamento do Estado, a mudança climática... Enfim, um livro que vale a pena, sim – isso se você estiver disposto a passar pela linguagem (nem tão) densa (assim) da técnica de escrita do autor...
comentários(0)comente



pcontop 17/08/2010

Tradução com problemas
A idéia do livro é muito interessante, mas a tradução deixa a desejar. Muitas vezes tive de traduzir mentalmente para o inglês para imaginar o que uma determinada frase significava.

Fora isso, recomendo fortemente. Um cyberpunk que não é sombrio, trazendo idéias novas ao gênero, e muito bem desenvolvido.
comentários(0)comente



Liliane32 26/03/2023

Inesperado
Então, segunda tentativa de ler este livro. A primeira ocorreu entre novembro e dezembro de 2022. Não estava conseguindo passar os primeiros 25%, achei muito chata a descrição deste "mundo" quase pós apocalíptico. Não tava conseguindo me conectar com a história de entregar pizza, espadas e cia...
Ai comecei a ler outro livro sobre Metaverso que descreve de onde surgiu este termo e menciona este livro. Resolvi focar e terminar a história.
A 30 anos atrás as pessoas esperavam que o Japão fosse se tornar uma potência, logo, neste livro há muitas referências a cultura japonesa. O autor fez realmente muita pesquisa, por quê aqui tem elementos de religião, arqueologia, geografia, história, economia e política. Além é claro das previsões de assistentes virtuais, Google Maps, GPS, celulares, internet sem fio, airbags para motoqueiros (no caso skatistas) Muito legal.
A história é basicamente uma investigação para descobrir a origem de um vírus que ao infectar as pessoas no Metaverso, também deixa as mesmas fisicamente doentes, afetando o cérebro de alguma forma, ao mesmo tempo que uma droga causa os mesmos efeitos e está se espalhando entre as pessoas. Muita tecnologia e ação cercam a história.
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 46 a 55
1 | 2 | 3 | 4