O Que é Política

O Que é Política Wolfgang Leo Maar




Resenhas - O que é política


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Albert Lucas 30/03/2016

O que é política
O livro é escrito por Wolfgang Leo Maar, um professor da Universidade de São Carlos e formado em filosofia pela universidade de São Paulo. No livro o autor aborda a política em diversos âmbitos sociais mostrando que há diversas políticas fora do meio político habitual, o Estado.
Nota-se em seu ponto de vista um carater mais voltado para o social, Wolfgang não abraça nenhum partido político porém é notável a presença do marxismo em seu texto. Nota: 2,5 estrelas, pena o Skoob não permitir avaliações em decimal.
comentários(0)comente



leticiaagostinho 04/03/2020

?O que é política? é um livro essencial para todo ser humano, seja ele politizado ou não. Te da a dimensão exata e precisa de como a política norteia a sociedade.
comentários(0)comente



Fran 15/04/2021

Muito bom, aborda sobre o conceito de política de forma leve e com exemplos muito bons da política do nisso Brasil!

-Pra quem estuda muito ciências humanas ???
comentários(0)comente



Kely 05/03/2022

Perfeito para refletir sobre o que é política...
Eu li esse livro para minha aula de política da faculdade, e sinceramente é um livro muito denso, cansativo e as vezes até chato. Mas como é assunto, precisei criar metas de leitura para conseguir aproveitar o livro ao máximo.
Ele nos permite refletir sobre o que é a política, o que ela faz, quais políticas existem no mundo, e principalmente que ela está em todos os lugares que possamos imaginar, nos mínimos detalhes, a política está ali.
A política vai além dos partidos que votamos nas eleições, ela está presente na família, na igreja, no trabalho, no terreiro, na amizade, em todas as relações sociais possíveis, ou seja, política é tudo.
Mesmo que as pessoas não queiram "se envolver na política", esse simples ato já é fazer política. Discutir política é necessário, principalmente no mundo atual em que vivemos, política é nossa vida, são nossos atos, política é tudo e mais um pouco.
Mesmo o livro não sendo o tipo de leitura que gosto, ele é essencial para sermos cidadãos críticos perante a sociedade, para que nós aprendamos a refletir e discutir sobre!
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 18/04/2022

Mais um útil volume da coleção primeiros passos, para quem acabou de ler o big Manual de Filosofia Política este voluminho poderia parecer bem ameno, mas ele tem conjecturas interessantes sobre as formas diversas de se fazer política e nunca é uma perda de tempo reiterar o conhecimento.
comentários(0)comente



Natalia_Medeiros 19/05/2022

Livro de bolso para ter ao alcance
Leitura como texto base de uma disciplina da graduação. Não tão rápido quanto os de Chimamanda, mas compreensível. No nosso lugar de civis, entendemos muito pouco da política institucional e seus termos, então leva um tempo para nos acostumarmos na leitura. Wolfgang traz uma perspectiva levemente Marxista, mais por reconhecer a luta de classes do que qualquer outra coisa e que eu, particularmente, acho impossível deixar de fazer no contexto capitalista neoliberal no qual estamos inseridos.
Ele traz conceitos de vários tipos de política que vão do senso comum de governo e Estado até os movimentos de base, a atuação cotidiana e a militância. Acho uma leitura importante, que mesmo desconfortável pela falta de hábito de alguns, deveria ser feita para abandonar a alienação política.

Em relação à educação, encontramos um papel organizador cultural, que por sua vez é suporte ideológico para o direcionamento político da sociedade, seja de conservação ou libertação.

Aqui vai uma citação sobre uma das ferramentas de fomentação ideológica:
?Através destes [programas de televisão] a organização social segundo certos padrões penetra em casa, dirigindo a vida das pessoas quando estas estão mais desprevenidas de acordo com preocupações específicas, relegando outras a segundo plano. A televisão impõe uma ordem hierarquizada na conduta cotidiana.? P.87
comentários(0)comente



P3te3rr 22/05/2024

O que seria a politica?
Eis uma pergunta que o livro não responde, afinal, a política muda de tempo para tempo e de contexto para contexto. A política somos nós que fazemos (na teoria KKKKKK)
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR