Ique 17/04/2021Miss Marple: a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapávelNêmesis foi o último livro escrito por Agatha Christie que conta com a presença e protagonismo de Miss Marple sendo também uma espécie de continuação de "Um mistério no Caribe" onde a velhinha conhece Jason Rafiel que a auxilia a desvendar um crime. Praticamente um ano após a viagem do Caribe, Miss Marple descobre que Rafiel faleceu deixando uma generosa quantia em dinheiro de herança para a amiga, mas com uma condição: que desvendasse um mistério.
Miss Marple animou-se para desvendar o mistério, não pelo dinheiro, mas pela aventura e excitação da mente, afinal estava monótona a vida em seu vilarejo. Mas, você deve estar se perguntando: "Qual o mistério?" pois é, essa pergunta não foi respondida por Rafiel ficando a cargo da protagonista descobrir tudo através de pistas.
Na verdade, será que existe de fato um crime ou foi tudo invenção do então falecido para chamar atenção fazendo uma brincadeira de mau gosto? Se eu disser qualquer coisa além disso darei vários spoilers uma vez que o mistério já começa na dúvida do próprio mistério.
Assim como em Um mistério no Caribe, teremos aqui uma cena final de Miss Marple como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável? Já adianto que o final é incrível, engenhoso, inteligente, triste, marcante e chocante ao mesmo tempo que é um pouco imprevisível.
Temos ao longo da narrativa uma excelente ambientação com cenários nas Casas e Jardins Célebres da Grã Bretanha além de personagens bem construídos e com boas motivações. Se você leu Um mistério no Caribe, irá encontrar uma espécie de epílogo de alguns personagens e várias, várias referências.
Mas, diante disso, você pode estar se perguntando: "Preciso ler Um mistério no Caribe para ler Nêmesis?" A resposta é: não, mas se for o caso várias referências serão perdidas e em alguns momentos você se perguntará: pra que essa cena? Acho que Nêmesis funciona melhor se o leitor estiver com a história anterior em mente. Mas ele em si é bem explicado para quem lê-lo de maneira avulsa.
A história é bastante linear sem muitas reviravoltas e surpresas, seguindo uma linha de pura investigação, observação e diálogos. Sendo assim, para quem não curte esse tipo de narrativa o livro pode se tornar bastante arrastado tendo ação mesmo somente nos últimos capítulos.
Vale a pena ler? Não gosto dessa pergunta, mas aqui torna-se necessária. Responderia que sim, eu amei! Contudo, se você não leu Um mistério no Caribe indico lê-lo primeiro.