Amanda 07/04/2020Nem tudo que está no passado é passado."Nêmesis" é, de certo modo, uma continuação da obra "Mistério no Caribe", uma vez que traz de volta alguns personagens e situações que são relembradas ao longo do novo livro. No entanto, não é necessário conhecer a trama anterior para entender e apreciar o mistério de Nêmesis.
Esse livro se apresenta de uma forma um pouco diferente dos demais pertencentes à Rainha do Crime que já li, uma vez que seu foco é em um acontecimento do passado e dessa vez a querida Miss Marple não se encontra na investigação por acidente; muito pelo contrário, sua participação é requisitada e extremamente premeditada por aquele que a deu tal "missão".
Desse modo, iniciamos a historia sem saber ao menos qual é o crime em questão, mas aos poucos descobrimos ligações entre indivíduos aparentemente aleatórios e fatos não revelados sobre um crime que chocou a cidade anos atras. A obra se torna extremamente descritiva, com a apresentação de várias versões um tanto quanto iguais da mesma história, o que, apesar de ser considerado cansativo por outros, ajudou a me enganar durante a leitura e a reforçar um ponto de vista que Agatha Christie queria expressar. Para mim, Miss Marple é a investigadora mais sábia da literatura e todas as suas ações têm um significado.
"Nêmesis" foi uma obra que me cativou por seu estilo diferente e trouxe uma grande revelação ao final, imaginada por pouquíssimos leitores. Suspeitamos de todos mas não temos certeza de ninguém. Agatha Christie mostra, mais uma vez, sua mente brilhante para criar e resolver um misterio, e um senso de justiça e esperança que nos faz confiar que as más intenções nem sempre prevalecem, não importa quanto tempo passe.