icaro 23/08/2017Essencial para entender futebolGuardiola Confidencial é uma verdadeira obra de arte. Não era para menos, o autor mergulhou no universo de Pep Guardiola durante a primeira temporada do espanhol no Bayern de Munique em 2013/14, sem restrições. “Escreva o que quiser e critique o que quiser”, disse Pep Guardiola para Martí Perarnau, no verão de 2013.
Com o desafio aceito, Perarnau cumpriu a missão e trouxe o leitor para dentro do clube, dos campeonatos, vestiários e bastidores em um total de 408 páginas. No livro, estão todos os momentos, sentimentos, desafios e problemas enfrentados por Guardiola durante o primeiro ano como treinador da equipe alemã. A riqueza de detalhes espanta.
O leitor já é fisgado desde o profundo encontro do treinador espanhol com Garry Kasparov, ex-jogador de xadrez, logo nas primeiras páginas. Ao longo delas, quem lê, faz uma viagem pela mente e pelos pensamentos de Guardiola e passa a entender também quais são os reais desafios enfrentados por um treinador de futebol na busca por uma equipe vencedora, ao menos para os profissionais que estão na Europa.
Desde o princípio, fica claro que Guardiola tem uma filosofia sólida dentro de sua cabeça e tenta implantar isso em suas equipes levando em conta as peças que estão à disposição, a cultura do futebol local, aspectos de treinamento e a própria maneira de como entende o futebol. Declara guerra ao “tiki-taka” e busca de maneira concreta que o time seja o mais eficiente possível, não se importando com o resultado, mas ao mesmo tempo em busca dele. Fica claro que Guardiola é incansável na busca por soluções para a equipe, em maneiras práticas e teóricas de como extrair o máximo de sua equipe e seus jogadores.
O desafio fica maior ainda quando a intenção do treinador é implantar suas ideias justamente na temporada posterior a conquista da Tríplice Coroa do Bayern. Quando muitos treinadores optariam por manter um time que está ganhando, Pep vai na contramão e, com o respaldo da diretoria, promove mudanças para colocar o Bayern em um caminho de conquistas ainda maior. Logicamente que isso é impensável ao futebol brasileiro e mostra o tanto que dirigentes do Brasil têm que amadurecer pra que um trabalho consiga ser realizado em um clube com o mínimo de tempo.
O livro consegue agradar todos os públicos que se interessam pela temática esportiva, mesmo aqueles que não trabalham com futebol, mas também com outros esportes. Torcedores, fãs, amantes, aficionados e qualquer pessoa que ao menos diga que torce para algum time esportivo. Leitura obrigatória.
site:
http://valendoesportes.com.br/resenha-guardiola-confidencial-editora-grande-area-2015/