As Lendas de Dandara

As Lendas de Dandara Jarid Arraes




Resenhas - As Lendas de Dandara


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Isa | @nocaminhoumlivro 10/04/2020

Após conhecer a história de Dandara, Jarid Arraes se questiona sobre o quanto Dandara de Palmares é desconhecida e como muitos acreditam que ela é apenas uma lenda, dada sua posição de poder e posição em frente à batalha contra a escravidão.
Jarid Araaes, então, conta (ou melhor, reconta) a vida de Dandara de forma épica, desde o seu nascimento na África até sua juventude em Palmares, seus feitos e lutas e a sua morte. . .
Eu me vi querendo contar a história de Dandara em sala de aula, lendo esse livro com meus alunos e discutindo a importância do contar, de se ter uma história gravada de forma escrita para a perpetuação da História. Falamos da Maria Firmina lá no podcast sobre mulheres, de como ela ficou esquecida por conta do pouco registro sobre ela, o que arrancou dela o lugar que ela mereceu e merece. Com Dandara aconteceu a mesma coisa, ela foi silenciada, sua história foi silenciada e por fim ela foi esquecida.
.
Mas benditas sejam as vozes como a de Jarid para nós lembrar e nos proporcionar uma história como essa, que mais do que recontar o nascimento e percurso de Dandara, nos mostra todo o potencial de luta, liberdade e força que Dandara carrega.
.
Você consegue adquirir esse e outros livros da autora em seu site: jaridarraes.com .
comentários(0)comente



Lorena 24/02/2020

Dando corpo à lenda Dandara.
As Lendas de Dandara de Jarid Arraes, é um livro de ficção que vem contar a história de Dandara dos Palmares a companheira de Zumbi, que era uma guerreira que nunca teve sua história bem contada. Pouco se sabe sobre Dandara.
No livro, Dandara surge como filha de Iansã que ansiava entre os orixás devolver "o ímpeto de vida aos seus filhos" africanos.
"Criarei uma guerreira, filha de meu ser, que libertará seus irmãos e suas irmãs!". Foi assim que Jarid começou a contar a história dessa heroína que muito fez para libertar seus irmãos em terras brasileiras, mas que o racismo e o machismo apagou durante anos.

Jarid, maravilhosa, contou a história de Dandara da forma mais envolvente possível, e que de certa forma acalentou meu coração. Uma história suave para um período turbulento e de muita luta. Ela criou um romance com os poucos fatos históricos conhecidos sobre Dandara. Sem dúvidas, um olhar de amor que deu um corpo ao personagem que a história insiste em dizer que era apenas uma lenda.
comentários(0)comente



Sofia.Furlanetto 02/06/2018

Ótimo!!!
É muito bom, porque ele conta histórias sobre uma guerreira forte, e, que não é muito falada na história do Brasil. Mesmo que, poucos a conhecem e nem sabem se ela realmente existiu, pode se dizer que é uma ótima pedida para quando quiser ler um livro de várias aventuras de uma guerreira forte.
comentários(0)comente



Shely 03/08/2017

Dandara
Senti muito orgulho lendo a história desta heroína. Jarid tem uma linguagem prosa poética envolvente. Apaixonante! A fantástica história de Dandara é além de tudo informativa e inspiradora. Recomendo a leitura, especialmente às meninas negras para que tenham oportunidade orgulhar-se de serem elas mesmas. Enfim uma heroína com a qual podemos nos identificar. Representatividade importa. Obrigada Jarid.
comentários(0)comente



mouemily 19/05/2017

Gostei bastante de As lendas de Dandara! A prosa do livro é quase oral e muito bonita e o ritmo é exatamente o de uma lenda, o que é ótimo - mas, por isso mesmo, em certos momentos eu senti falta de um desenvolvimento maior da relação entre os personagens, apesar do livro estar cumprindo aquilo que promete.

A Jarrid também é muito feliz ao dar uma origem mítica a Dandara e ao mostrar a relação da sua personagem principal não só com as suas duas mães, tanto a orixá quanto a humana, como também com outras mulheres (desde as que são ajudadas por ela até as que são inspiradas por ela) e com os homens de Palmares, incluindo aí Zumbi, e os homens brancos. A força da Dandara é inspiradora e foi muito bonito ver isso em ação o tempo todo, desde que ela era uma criança.

Resumindo, eu amei essa versão em lenda da história da Dandara, tão forte em vários sentidos, e recomendo essa leitura pra todo mundo.
comentários(0)comente



Vanessa Bittencourt 13/10/2015

A historiografia não dispõe de informações muito precisas sobre Dandara, mas acreditamos que atuava como uma importante liderança em Palmares. Diante das dúvidas sobre a existência da guerreira, a jornalista Jarid Arraes, colunista da Revista Fórum, decidiu: “se Dandara é uma lenda, alguém precisa escrever suas lendas”. O resultado foi um livro com dez contos sobre Dandara, ricamente ilustrado por Aline Valek.
Em As lendas de Dandara, a guerreira é gerada por Iansã (importante orixá feminino, uma deusa ligada aos ventos e às batalhas) para libertar os escravos. Achei muito interessante a opção por uma missão de salvadora, pois sabemos bem que geralmente esse tipo de função é atribuída a um papel masculino. A bebê Dandara é colocada no caminho de uma escrava em fuga que seguia para Palmares, de modo que a relação entre mãe e filha que se estabelece entre elas se torna um dos pontos altos do livro, garantindo alguns dos momentos mais emocionantes ao longo da leitura. Dandara cresce muito mais interessada em lutas do que nas tradicionais tarefas femininas associadas à produção de alimentos e cura, mas não demora a reconhecer a importância dessas atividades para a manutenção do quilombo.
Os contos sobre a infância da guerreira, uma criança curiosa e corajosa, nos preparam para o momento em que ela se consolida como uma das líderes de Palmares, responsável pelo treinamento de jovens guerreiros e ansiosa por uma estratégia de luta aparentemente muito mais ofensiva e audaciosa do que a desejada por Zumbi. Fico tentada a focar só em Dandara, mas preciso registrar que Jarid Arraes construiu um Zumbi que pode incomodar (e fico feliz por isso). É um Zumbi apaixonado e exposto pelo receio de assumir Dandara como sua companheira. É um Zumbi muito mais vulnerável, enquanto Dandara é uma explosão.
Como uma boa lenda, Dandara é capaz de façanhas impressionantes, como atacar um navio negreiro sozinha. Ela jamais esquece o seu foco de libertar os escravos, mas isso não quer dizer que seja perfeita ou incapaz de falhar. Na reta final do livro, Dandara encontra desafios realmente difíceis, além de sentimentos de culpa e da dor pela perda da mãe. Posso garantir que o trabalho de Jarid Arraes é belíssimo: as lendas fazem de Dandara uma heroína com uma trajetória emocionante e empolgante. As ilustrações de Aline Valek, por sua vez, nos ajudam a imaginar Dandara como uma mulher forte e vibrante. Essa é Dandara: mulher, negra, guerreira, protagonista inesquecível.

site: http://despindoestorias.com/2015/resenha-as-lendas-de-dandara-jarid-arraes/
comentários(0)comente



Julian.Amaral 25/07/2015

Dandara vive!
Li o livro todo ontem, em pouco mais de uma hora. Simplesmente, não conseguia parar! Jarid proporciona uma deliciosa imersão com sua escrita, e as ilustrações da Aline ajudam a compor o cenário.

A narrativa é leve e bem estruturada: o poder de Dandara cresce com ela e isso reflete em Palmares. Mesmo quando se descobre "especial", ganhando o apoio de Bayô e conquistando o respeito e a admiração das pessoas de Palmares, a guerreira continua a aprender, ensinar e trabalhar coletivamente. Apesar da liderança nata, Dandara compreende que a força do quilombo reside em cada uma das companheiras e companheiros.

Apesar da vontade de batalhar por liberdade, Dandara não é somente heroína: ela também erra, sofre e ama. Sua humanidade não existe sem seu objetivo; seu propósito não se concretiza sem seu grupo unido.

Jarid equilibra tais aspectos nessa fantasia. A história de diversas Dandaras é enfim contada e registrada, para que nunca mais se silencie.
Clube do Crime 25/07/2015minha estante
Vamos sortear a trilogia Millennium com as novas capas da Companhia das Letras. Até 27 de julho!
No Facebook do Clube do Crime: https://www.facebook.com/clubedocrime


Michele.Santa 31/10/2016minha estante
Qro mto ler mas não estou conseguindo vc pode me ajudar?




24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR