@vaisetratarleitora 13/03/2024
Legal, para um livro da Miss Marple
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 57º livro, publicado em 1952.
De forma geral, apesar de eu gostar de todos os livros da Agatha, alguns são sempre melhores do que os outros (Poirot) e alguns são um pouco abaixo (Miss. Marple). Não me entenda mal, eu gosto bastante da personagem em si, mas não gosto muito da forma como a Agatha conduz a história com ela. Ela sempre guarda segredos e não de uma forma como o Poirot, onde apesar dele guardar segredos, você tem a sensação de saber de tudo. Com ela, você se sente sabendo de tudo e quando ela revela o mistério, você sente que ficaram faltando várias coisas, várias informações, em geral, relacionadas ao raciocínio da própria Miss Marple, porque enquanto Poirot sempre trabalha junto com alguém ou conversa com alguém sobre as investigações dele, ela não faz isso e você fica perdido.
Dito isso, acho que esse foi o primeiro livro da Agatha, onde eu matei a charada de quem era o criminoso desde o começo. Achei um tanto óbvio, e quando foi revelado, as motivações foram uma surpresa, mas a pessoa não, o que pra mim, deixou a história um pouco sem graça. Engraçado como a gente sempre quer descobrir quem é, e quando erramos ficamos felizes e surpresos e quando acertamos ficamos chateados hasuhsusahusa Acho que deve ser porque, pelo menos nesse caso, não fica a sensação de que você descobriu sozinho e sim que a história foi fraca a ponto de ela te deixar perceber quem seria (porque com certeza isso deve ser proposital). E esse é um costume da Agatha, pelo que percebi lendo os livros na sequência de lançamento. Ela usa bastante o recurso do óbvio ser o criminoso, mas ela joga tantas pistas falsas na sua frente e provas, que faz você isentar a pessoa pra depois descobrir que era ela mesma. Mas aqui, isso não ocorreu, ou pelo menos, não funcionou pra mim.
Apesar disso, a história em si é bem legal e é bem interessante ver a posição das pessoas em relação á delinquência juvenil e como isso deveria ser resolvido, além das possibilidades de transtorno mental envolvidas na questão. Sinceramente, percebo que não tivemos grandes mudanças no pensamento das pessoas de lá pra cá, embora muita coisa tenha evoluído e hoje se tenha muito mais conhecimento sobre essas questões.
Acho que a história vale a pena ser lida, mesmo não sendo das melhores da Agatha.
________________________________________________________
Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.
Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.
Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 4ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.
Essa adaptação foi péssima. Mudaram tanta coisa que parece q leram só a sinopse do livro e inventaram todo o resto. Mudaram idade e parentesco de personagens, mudaram personalidades, mudaram acontecimentos, mudaram até coisas do final.
Eu sou muito chata pra adaptações, gosto que seja sempre o mais fiel possível ao livro e essa foi realmente ruim.
Nota 1/5