skuser02844 26/03/2018
Surpreendente
Livro: Surpreendente
Autor: @mauriciogomyde
Editora: @intrínsica
Surpreendente é, dois pontos: abre aspas “uma bela, comovente, hilária e afetuosa história de Pedro Diniz, que mesmo com uma doença degenerativa nos olhos, é formado em audiovisual, e só o quer da vida é conseguir mudar a maneira de como enxergamos o cinema e, assim, enriquecer o olhar que temos sobre filmes clássicos.” Fecha aspas.
Sua formação faz com que tudo gire em torno de sua grande paixão, o cinema. Embora pense que, mesmo que tivesse se graduado em Letras, Matemática ou quaisquer outras matérias, acredito que teria a mesmíssima paixão, pois ele é um, como diria Cazuza, exagerado em suas paixões.
Pedro trabalha na VIP, uma das últimas videolocadoras de São Paulo, ajuda seu pai no restaurante da família, e ainda sobra tempo para fazer o que mais ama: ser curador, mediador e também promover debates sobre belos filmes no SubCultural, último cineclube da região onde mora.
Como qualquer ser humano que gosta do que faz, Pedro é feliz e tem um sonho: fazer um filme, mas não um filme qualquer. Mas O filme! E, mesmo sem dinheiro algum, ele não mede esforços para isso.
Surpreendente é uma linda história. Nos faz lembrar belas canções e vários clássicos do cinema. Dei muitas gargalhadas com as trapalhadas dos amigos, mais chegados que irmãos. Porém minha identificação com Pedro foi imediata. Sofremos do mesmo mal e, com certeza, estamos caminhando para o mesmo resultado. Mas o que me encanta é sua alegria, seu surpreendente prazer em viver, não só com seus amigos, mas com todos os que o cercam.
Uma das falas mais lindas do livro “De 70% vou fazer um inteiro” resume bem o espírito da história. Talvez por isso Pedro seja o amigo, o filho, o namorado, o conhecido que todos gostariam de ter por perto, por sua alegria, solidariedade, confiança, amorosidade, perseverança e gentileza.
Existe uma frase onde se diz que amigos são aqueles que ajudam a nos colocar de pé quando nossas asas esquecem como voar. Os amigos de Pedro fazem exatamente isso: o ajudam a voar.
Fernando, ou Fit como gosta de ser chamado, é divertidíssimo. Confidente e amigo de faculdade, além de cameraman do amigo, é tão obcecado por desenhos antigos, que adora introduzir os bordões dos personagens em qualquer conversa; Mayla é sobrinha da dona do cineclube e vive quebrando os galhos de Pedro. Sonha participar de um filme e, segundo ela mesma, é simplesmente a menina mais criativa de toda a região; Cristal estuda Física Nuclear, é meiga, inteligente, audaz e com os mais belos cabelos vermelhos que faz com que Pedro tenha “rompantes de empolgação relacional” toda vez que a vê, pois vive povoando os seus sonhos.
Um trio e tanto de amigos, inteligentes, encorajadores e admiráveis! Dizem que atraímos pessoas iguais a nós e deve ser por isso que tudo dá certo, mesmo dando errado. Com eles as coisas acontecem mesmo sem querer e na companhia deles tudo pode acontecer, até, quem sabe, o sonho impossível de nosso pretenso cineasta.
É pagar, ou melhor, é ler para descobrir!
O livro é simplesmente Feliz, Incrível, Surpreendente!