Ju Harue 10/01/2022Poderia ser mais concisoSigo gostando muito da série, e como gosto muito, ver muitas coisas celtas bem representadas (na minha não-especialista opinião), acaba influenciando demais minha leitura, levando para o coração.
No entanto, preciso admitir que senti que esse livro teve momentos mais arrastados, que achei que poderiam facilmente ser suprimidos para que fosse uma leitura mais fluída e rápida. O fato também da fórmula geral ser muito parecida com os demais livros, acho que acaba influenciando em ser mais arrastado, porque sabemos mais ou menos o caminho que seguirá.
A tradução (entendo que pela data de publicação não houvesse tanto enfoque, porém é preciso falar e reforçar para eventuais novas publicações e tiragens) poderia ter eliminado o uso de "magia negra" como tradução, colocando magia das trevas ou magia proibida... isso me incomodou bastante ao longo da leitura.
Em contrapartida, gostei muito de ter sido abordado representatividade (não vou falar qual, para não ser spoiler), de forma enfática mas "normalizada", afinal, normal.
De toda forma, eu gosto muito da série, da escrita da autora e vou seguir lendo os outros dois livros (embora até hoje o sexto não tenha chegado na versão brasileira, alô editoras).