spoiler visualizarAlvaro 16/04/2015
2/3 do livro é excelente.
Finalmente. Depois de ler "Novembro de 63", tive uma vontade imensa de ler esse livro e, depois de uma longa jornada, consegui visualizar as 954 pgs dessa história intrigante.
Sob a redoma conta a história de uma cidadezinha - Chester's Mill - uma cidade típica de interior, pequena e pacata, mas, de repente, uma redoma cai sabe se lá de onde e faz com que a cidadezinha viva uma experiência de isolamento do mundo exterior.
Posso dividir a leitura em 3 partes. O começo, onde os personagens importantes são apresentados (até mais ou menos a pag 400), Dale Barbara, Júlia, Rusty e Linda Everett, as crianças Norrie, Joe e Benny (que são excelentes), o "vilão" da história Jim Rennie e vários outros personagens.
Na outra parte, até mais ou menos as 2 melhores paginas do livro (718 a 720, pela metalinguagem que foi magistralmente utilizada), enrola e desenrola o drama da cidade, escassez de recursos, falta de energia, prisões injustas e alguns passos do que seria uma ditadura, com alguns fatos sobrenaturais que determinam - assim como em Novembro de 63 - uma "data limite" para os fatos cruciais desenrolarem.
E por último a conclusão ds história. Stephen King é conhecido pelos livros de horror e esse livro seguiu a premissa de um certo horror no trecho final. Pra mim, perdeu um pouco da premissa da história, e como os fatos se desenrolaram. Confesso que deu uma certa sensação de anti-clímax.
Inclusive, é o motivo pelo qual a série não faz sucesso. (Ok, está na 2a tmp, mas, faz um certo tempo que série de "aliens", estão em "queda" e, por mais que eu tenha um carinho pelo Stephen King, a última vez que ele meteu a mão em um roteiro de série, deu errado). Enfim, livro médio que prende até a pag 800. Vale a leitura para os fãs do cara, mas comparável com outros trabalhos do autor, é um livro passável.