Paula1735 13/06/2020Manual de limpeza da casa e da almaEm "O Manual de Limpeza de um Monge Budista", Keisuke Matsumoto compartilha seus conhecimentos obtidos a partir das experiências de uma escola budista no Japão a respeito das questões relacionadas a faxina e a limpeza, tanto dos templos quanto de uma casa comum.
Para os adeptos dessa religião, limpar e organizar a casa e os objetos não deve ser uma atividade realizada somente quando estes encontrarem-se sujos ou desordenados: a limpeza deve ser uma tarefa rotineira, representando uma forma de manter também o espírito continuamente limpo e a mente afastada de pensamentos maldosos.Para que não se torne uma demanda pesada, os budistas revezam-se nas atividades nos templos e trabalham todos sobre a regra: sujou, limpou; bagunçou, arrumou. Ainda, a não possessividade de muitos itens (que na maioria se tornam desnecessários) também é fundamental para tornar a atividade mais fácil e evitar traças e mofo, por exemplo.
"Pode entrar, só não repara a bagunça": Quem nunca ouviu essa frase vinda de algum anfitrião ao recebê-lo em sua casa e acabou por reparar em tudo o que estava sujo ou fora do lugar? É indiscutível que ser recebido por alguém em um local impecavelmente limpo e cheiroso nos transmite uma sensação de paz e diligência da pessoa para com a própria morada. Esse livro se empenha em apresentar pequenas e valiosas dicas de como fazer isso de modo produtivo e sustentável. Outro fato é que, se nos empenharmos em arrumar as coisas todos os dias, com disciplina, ainda que isso signifique simplesmente mantê-las em seus devidos lugares, dificilmente nos veremos em meio a um "quarto da bagunça" ou próximos a insetos indesejados, que nos obrigam a fazer faxinas exaustivas com horas de duração. O ato de varrer, limpar e arrumar devem ser vistos com gratidão e respeito à nossa habitação na natureza.
Recomendo esse livro a todos que se interessem por filosofia budista, que sejam virginianos ou pessoas que queiram aprender sobre organização e produtividade.
"Seja negligente e realize as tarefas de acordo com sua disposição, e a estagnação se acumulará em seu espírito."