Rita L. - 26/06/2015
Fiquei interessada em ler esse livro porque além de já ter lido e gostado outros livros de Nina Beaumont, e falava sobre que os personagens viveriam um amor sem limites nas estepes.
Nos anos 80, li um romance que adorei: Noites de Amor nas Estepes de Heinz G. Konsalik. Então, observando algumas semelhanças nesses livros, imaginei encontra as mesmas emoções...
Irina e Alexei fazem parte da realeza imperial russa, Ele é príncipe e major em um regimento do exército. Eles não se conhecem, mas Klavidia prima de Irina, invejosa, gananciosa, convence Irina a irem a uma festa em uma taverna cigana, com a intenção que a prima jovem e bonita conseguisse arrancar segredos de Alexei, o qual segundo boatos participava de uma conspiração e revolução política contra o Czar.
Alexei e Irina se rendem a atração e ao desejo. Eles transam e passam a noite juntos... Ela acorda sobressaltada durante a madrugada, e foge para casa sozinha e angustiada.
Depois de dois anos eles se reencontram, Irina está casada com um grande amigo dele. Ele sente ciúme, raiva, traição. Pensa que ela teve outros amantes, e que ele foi usado.
Em pouco tempo Irina fica viúva, e Alexei descobre por acaso o motivo do casamento, ele fica transtornado, ao saber do sofrimento dela.
O clima político continua tenso na Russia com alguns grupos da sociedade tentando uma mudança de governo que priorizasse a melhoria das precárias condições de vida da maioria do povo.
Embora sendo um dos altos oficiais do exército, ele participa de um dos grupos militares que também pretendem mudar o regime de governo. Ele toma parte mesmo sem concordar com uma ação temerária contra o governo. Os revoltados são mortos e outros presos, entre esses o príncipe oficial Alexei.
Irina viu Alexei sendo levado para prisão, então ela elabora um plano audacioso para resgatá-lo da prisão, logo depois, eles precisam fugir do país através de vastas regiões no rigoroso inverno russo, passando pelas estepes e florestas. Eles passam por diversas dificuldades: frio, fome, doença, a perseguição dos soldados do exército. Pelo caminho, eles encontram pessoas que os ajudam. Entretanto, seus conhecidos inimigos tentam uma cilada para prendê-los.
Eles se amam, mas talvez pelas situações vividas, esse é um amor angustiado.